Projeto da Casa das Artes apresenta a poesia de Renato Torres
O músico Renato Torres lançou ano passado o primeiro livro. “Perifeérico” reúne textos de diversos períodos da vida do autor divididos em oito capítulos ou ambientes temáticos, como “A Memória”, “O Amor” e “A Cidade”. O processo de criação e a relação com diversas formas de arte são tema de um bate-papo com o músico, na próxima quarta-feira (23), às 19h, na sala de dança da Casa das Artes, pelo projeto Roda Palavra. A entrada é franca.
A escritora e jornalista carioca Ângela Dutra Menezes foi quem descobriu o talento de Renato e o ajudou a ser lançado, pela editora Verve. Ela própria fez a crítica à poesia do paraense. “Encontrei em seus textos bailarinos a mesma surpreendente força delicada de sua música. Renato Torres escreve como quem canta, como quem lambe a delicada lâmina afiada sobre o doce dorso da língua. Entrega total: sem pudor e sem limites. Beleza pura”, descreve.
Mais conhecido do público pelo trabalho como músico, Renato conta que escreve desde o início da adolescência, por volta dos 13 anos. “O processo da poesia é anterior a tudo o que faço hoje, da música ao teatro. Antes dela, apenas o desenho. Desse modo, ela se dá de maneira muito natural na minha vida. Sei que existem poetas que têm todo um ritual para a escrita, mas estou mais ligado a essa poesia que acontece quando há espaço para ela”, diz.
A demora em publicar o primeiro livro, ele acredita, acabou também contribuindo para que entendesse melhor o próprio processo criativo e encontrasse identidade como escritor. “Entendi que a poesia se constrói enquanto não estou escrevendo. A escrita é apenas a materialização dela. Também me faço essa pergunta (porque levou tantos anos até publicar um livro. Ele era meu sonho desde os 17 anos; mas quando você lê minha poesia produzida aos 17, percebe que ela não tinha voz própria; ainda era muito decalcada dos poetas que eu lia. Acho que esse amadurecimento é importante para qualquer autor”, analisa Renato.
Serviço: Projeto “Roda Palavra” apresenta Renato Torres. Quarta-feira (23), às 19h, na sala de dança da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré). Entrada franca. Mais informações: (91) 4006-2900.