Projeto Quarta às Quatro recebe Trio Chamote e sua Amazônia instrumental
Produzido pela Fonoteca Satyro de Mello, da Fundação Cultural do Pará, o projeto “Quarta às Quatro” traz, uma vez por mês, um artista paraense para conversar com o público sobre sua trajetória e compartilhar canções de seu repertório bem pertinho do público.
No próximo dia 28 o convidado do projeto será o Trio Chamote, grupo formado por Charles Matos (bateria), Luizinho Lins (banjo amazônico) e Sílvio Barbosa (flautas e sax). “Chamote” é um processo milenar utilizado na fabricação de peças cerâmicas e consiste na reutilização de fragmentos de peças antigas, misturada ao barro natural “novo”, para confecção de novas peças, dando-lhes resistência e durabilidade. Esse conceito foi transposto ao trabalho sonoro que o grupo faz com os ritmos regionais e seus temas autorais.
Quarta às Quatro – “A proposta inicial do projeto é fazer com que o artista paraense se torne mais conhecido pelo nosso público. Algumas pessoas não tem condições de assistir um show, então aqui a gente faz dessa forma. Apesar o espaço ser limitado, é disponibilizado para que o artista possa divulgar o seu trabalho ao público paraense”, explica Nazaré Jackson, assistente cultural da Fonoteca Satyro de Mello, vinculada à Diretoria de Leitura e Informação da FCP.
Em funcionamento desde 2009, o projeto é realizado no Auditório Aloysio Chaves, que comporta 60 lugares e fica no terceiro andar da Fundação. Segundo a assistente, as apresentações recebem um bom número de espectadores, que vez ou outra conta com a presença de alunos das escolas públicas municipais e estaduais.
Serviço: Projeto Quarta às Quatro. Dia 28 de outubro, com o Trio Chamote, no Auditório Aloysio Chaves, na Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650, 3º andar). Entrada franca.