“Édipo Rei” abre a programação de novembro do 'Alexandrino Moreira'
Nessa segunda-feira, 9, às 19h, o Cineclube Alexandrino Moreira abre sua programação exibindo o filme “Édipo Rei”, do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. A obra adapta a tragédia clássica de Sófocles, o mito de Édipo, através de uma narrativa exposta em paradoxos de quem pode fazer escolhas, e de uma tragédia criada pelo destino.
O diretor ficou famoso por demonstrar uma versatilidade cultural única e extraordinária, no entanto, essa mesma característica também serviu para torná-lo uma figura polêmica. Seus filmes são conhecidos por criticarem o tradicionalismo do governo italiano (na época, ainda ligado à Igreja Católica). Além disso, seu estilo cinematográfico foi definido pela permanente oposição ao conservadorismo presente no homem moderno.
Na obra, Pasolini constrói um quadro sobre a vida provinciana pós-guerra invocando o mito de Édipo que, sem saber, mata o pai, casa-se com a mãe e acaba descobrindo a verdade. Obcecado, inicia sua purificação.
O diretor desenvolve nessa obra suas principais características: tomadas longas e silenciosas, o lirismo das relações interpessoais, e a preocupação maior com o contexto da história do que com o tom das interpretações e do intimismo.
Sinopse: Baseado na tragédia clássica de Sófocles, Édipo (Franco Citti), herdeiro do trono de Tebas, foi abandonado ao nascer em um deserto, por conta de uma previsão do oráculo anunciando que o menino seria responsável pela morte de seu pai e se deitaria com sua mãe. Édipo é encontrado por um casal de camponeses que o criam. Porém, durante sua juventude ele se encontra com o mesmo oráculo que lhe conta seu destino infeliz. Sendo assim, ele foge de seus pais camponeses, acreditando serem seus verdadeiros pais, em direção à Tebas. No caminho, ele se depara com uma carruagem e decide assaltá-la, matando as pessoas que estavam dentro dela.
Serviço: Cineclube Alexandrino Moreira exibe “Édipo Rei”, dia 9, às 19h, no auditório da Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236. Entrada franca. Informações: 4006.2924/2904.