Atividades garantem acessibilidade a deficientes visuais no Centur
Durante dois dias, 12 e 13 de novembro, leitores da Seção Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna compareceram ao local para participar do Concurso de Redação promovido para abrir sua programação alusiva ao aniversário de 41 anos do espaço. Entre eles, Emanuele Costa, 31 anos. Formada em Direito, ela é frequentadora assídua da seção, contando que ali tem acesso a livros que “vão do romance ao universo acadêmico”.
A próxima atividade será a série de encontros chamada “Diálogo sobre o Sistema Braille”, entre os dias 16 e 19 (segunda a quinta), das 15h às 17h, com a orientação de Pedro Neto, bibliotecário responsável pela Seção Braille. Esse será um momento para conversar com familiares e amigos de deficientes visuais e a comunidade em geral.
“Às vezes, por não ter um convívio com essas pessoas, a comunidade não sabe como agir em situações simples como ajudar a atravessar uma rua. Tem gente que já chega segurando pela nossa bengala e isso é extremamente desconfortável para nós, é como alguém chegar pelas suas costas e tapar seus olhos enquanto você anda. Até mesmo a forma mais educada de abordar para oferecer ajuda será mostrada durante esses encontros, além de explicar o sistema Braille e outras ferramentas”, adianta Pedro.
No dia 17, às 10h, o Cine Líbero Luxardo exibe vários curtas-metragens com audiodescrição, voltados tanto para pessoas com deficiência visual com a comunidade em geral que queira entender como funciona a exibição de filmes audiodescritos. Neles, o dublador aproveita os intervalos dos diálogos do filme e descreve tudo o que acontece nas cenas. Dessa forma, o deficiente visual não perde informações importantes para o seu entendimento da história, como a expressão e a roupa dos personagens.
Esportes
Outra parte da programação será dedicada a atividades lúdicas. No dia 18, a partir das 14h, jovens e adultos serão convidados para um torneio de dominó, na Seção Brinquedoteca, localizada no segundo andar da biblioteca. “Cada dupla deverá ser formada com pelo menos uma pessoa deficiente visual”, explica Pedro.
No dia seguinte, 19, José Monteiro e Cleiton Barbosa ministram uma oficina de capoeira no espaço térreo da Fundação Cultural do Pará (FCP/Centur), das 9h às 11h, para pessoas a partir dos 7 anos de idade, deficientes visuais ou não. E a partir das 14h, será realizado um torneio de xadrez, na Seção Brinquedoteca, no 2º andar da biblioteca, com reserva de 8 vagas para deficientes visuais.
Encerramento
O encerramento da programação será no dia 20, às 9h, no Hall do 2º andar da Biblioteca Arthur Vianna. “Durante o evento vamos anunciar o vencedor do Concurso de Redação, que receberá uma medalha da coordenadoria da biblioteca e também vamos promover um breve diálogo sobre a seção Braille e celebrar seus 41 anos”, adianta a direção da biblioteca. Até o final da programação o público também poderá conferir uma exposição sobre o sistema braille e a seção dedicada a esses leitores na