Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Casa das Artes abre exposição coletiva de fotografias e desenhos feitos a partir de modelos vivos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2015 15h02

A Casa das Artes promoveu desde o mês de junho deste ano uma longa e detalhada oficina voltada para desenho com modelo vivo, experiência inédita na cidade. A iniciativa foi proposta à Casa pela artista visual Renata Maués, profissional com vasta experiência na área, e que conta com licenciatura plena em Educação Artística na Universidade Federal do Pará (UFPA) e uma frutífera residência no Ateliê l'Osservatorio Figurale, em São Paulo. Resultado dessa oficina, a instituição abre, nesta terça-feira, 17, às 19h, a exposição “O corpo como objeto de arte”, com entrada gratuita.

Segundo Renata Maués a oficina começou com oito encontros e 18 participantes, e seguiu num segundo momento nos meses de agosto a novembro, com seis alunos da primeira oficina, mais 16 alunos começando o trabalho. O grupo de alunos é formado por designers, artistas gráficos, grafiteiros e interessados em desenho de uma forma geral.

A exposição “O corpo como objeto de arte” vai contar com uma média de 60 desenhos, além de 20 fotografias de Jorge Ramos, fotógrafo exclusivo do projeto. As obras mostram a evolução do trabalho na foto e no desenho, e se basearam em cinco modelos vivos, três mulheres e dois homens, que receberam da mesma instrutora um workshop de 8 h/a, para que estivessem melhor preparados para o trabalho do modelo vivo, ou seja, aquele que posa no ateliê.

Aprendizado - O aluno e artista visual Márcio Nascimento já tinha feito o curso de desenho de observação no Curro Velho, mas o que lhe chamou a atenção nessa oficina foi a possibilidade de trabalhar com modelo vivo e melhorar sua técnica. “Me envolvi muito com o trabalho, e uma das coisas mais legais é que a oficina aproximou o profissional e os curiosos, formando uma base de troca muito interessante. Mas pra mim o mais importante foi despertar e acreditar que eu posso desenhar”, revela Nascimento.

Serviço: A exposição “O corpo como objeto de arte” abre no próximo dia 17, às 19h, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, 236. Entrada gratuita. Mais informações pelo 4006.2929.