Fundação Cultural do Pará leva oficinas para Melgaço, na Ilha do Marajó
O programa de interiorização da Fundação Cultural do Pará (FCP) chegou a Melgaço, na Ilha do Marajó. A cidade recebe os cursos de Elaboração de projetos culturais (com ênfase na Lei Semear), Restauro do acervo bibliográfico, Gestão e tecnologia de informação em bibliotecas públicas, Mediação de leitura e dinamização cultural de bibliotecas, Dança regional, Cenografia e iniciação teatral. As atividades, iniciadas na última segunda-feira (16), seguem até sexta (20), gratuitamente.
As oficinas são resultado de parceria entre a FCP e a Prefeitura de Melgaço, que ofereceu espaços para os cursos, como a Biblioteca Pública Municipal Américo Brasil, onde está sendo ministrada a oficina de Restauro do acervo bibliográfico, e o Ginásio de Esporte Raimundo Nonato Farias, onde estão sendo oferecidas as oficinas de Dança regional e Cenografia.
O programa de interiorização já tem destino certo na próxima edição: Capanema, no nordeste do Estado, vai receber o mesmo bloco de oficinas, no período que vai de 14 a 18 de dezembro. Interessados que morem no município ou arredores podem entrar em contato com a Diretoria de Leitura e Informação da FCP para se inscrever. Mais informações pelo telefone 3202-4372.
Para fechar a semana de oficinas em Melgaço, a FCP e o Banco da Amazônia promovem, na sexta-feira (20), às 19h, no Ginásio Esportivo Raimundo Nonato Farias, o Circuito Literário Banco da Amazônia, com o Sarau “A noite é uma palavra”, iniciativa que levanta a bandeira da poesia, aproximando autores paraenses e o público, por meio da leitura dinâmica de poemas e prosas poéticas. Nessa edição o evento terá a participação dos poetas Jaime de Araújo, Eliel de Paiva, Jonas Furtado, Itamar de Vasconcelos, João Carlos Costa e Jurema Viegas.