Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Exposição “Com ciência negra" é aberta na Galeria Theodoro Braga

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/11/2015 12h02

A Fundação Cultural do Pará preparou uma programação especial para o mês da Consciência Negra, celebrada hoje (20). Ao longo da semana, os espaços gerenciados à Fundação desenvolvem uma série de atividades voltadas para o conhecimento e reflexão de assuntos pertinentes ao tema, entre elas, ciclos de palestras, exposição, vídeos e oficinas. Nesta sexta-feira, por exemplo, a Galeria Theodoro Braga abriu espaço, desde as 9 horas, para a exposição coletiva “Com ciência negra”, que pode ser visitada até o dia 30, com visitação das 9h às 19h, de segunda à sexta.

Segundo Renato Torres, poeta, músico, servidor da Galeria Theodoro Braga e um dos curadores da exposição, “a consciência negra, seu dia e seu mês comemorativo, vem orientar essas reflexões, abrigando na exemplar e simbólica história de opressão e escravidão do povo africano todo um cabedal de lutas libertárias, ressignificações e empoderamentos que são a nota que ressoa em nossos dias”. As reflexões as quais o artista se refere dizem respeito aos dilemas éticos – e muito pertinentes – que nos são constantemente colocados nesses tempos de patrulhamento da ordem do politicamente correto.

“O Brasil, com sua trajetória multicultural e miscigenada, é um dos países mais abonados a fomentar uma educação do povo através da ciência negra: saberes que se atravessam e se sabem necessários à preservação das origens da cultura, e ao porvir de um povo de todo múltiplo, que reverbera em cada ação as muitas cores e vozes de outros povos do mundo, e que precisa saber-se, conhecer-se mais e mais, mergulhando no negrume infinito de seu inconsciente coletivo, na noite repleta de magias e mistérios de sua identidade ancestral”, conclui Torres.

A coletiva será constituída por obras do acervo da galeria e também de artistas convidados para essa mostra, composta por fotografias, vídeos e instalação. Estarão presentes na mostra os paraenses do Coletivo Pará África, Maurício Franco, Guy Veloso, Paula Giordano, Cesar Elias, Alan Soares, o manauara Diogo Vianna, o martiniquês Abdaphai Alerte e o alemão Martin Juef.

Serviço: A exposição coletiva “Com ciência negra” estará aberta à visitação na Galeria Theodoro Braga, de 20 a 30.11, das 9h às 19h, de segunda à sexta. Entrada Gratuita. Mais informações pelo (91) 3202-4313.