Líbero Luxardo tem sessão dupla com produções de Cuba e do Japão
O Cine Líbero Luxardo exibe, de quarta-feira (25) a domingo (29), os filmes “Numa escola de Havana”, às 18h, e “As memórias de Marnie”, às 20h, ambos legendados. Os ingressos custam R$ 10, com meia-entrada. Na quarta, a Sessão Plateia exibe “As memórias de Marnie” de graça a estudantes. No domingo, o filme será exibido na matinê, às 10h.
“As memórias de Marnie” é a última produção do cultuado estúdio de animação japonesa Ghibli, o mesmo que produziu filmes como os clássicos contemporâneos “A Viagem de Chihiro”, “O Castelo Animado” e “O conto da Princesa Kaguya”.
O longa do japonês Hiromasa Yonebayashi se baseia na obra homônima da escritora britânica Joan Robinson, de 1967, que conta a história de Anna, uma garota muito solitária que vive com os pais adotivos e não tem amigos. Ao se mudar para uma cidade do interior, torna-se amiga de Marnie, que não é bem aquilo que aparenta ser. A amizade das duas vai bem até que um dia Marnie desaparece misteriosamente e, algum tempo depois, uma nova família se muda para casa onde ela vivia. Anna acaba fazendo amizade com as pessoas de lá, e vai descobrir coisas muito estranhas sobre a amiga.
“Numa escola de Havana” é a nomeação oficial de Cuba para a categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2015. Ganhou o Festival de Cinema de Havana e foi recebido com entusiasmo nos festivais de Bogotá e de Portland, nos Estados Unidos. No eixo Rio-São Paulo o filme, em cartaz, faz sucesso, e o estudante cubano de 15 anos Armando Valdès hoje é uma estrela nacional no país, graças à interpretação do personagem central, Chala.
O longa dirigido pelo cubano Ernesto Daranas se passa numa Cuba dura, difícil e real, onde Chala, de apenas 11 anos, vive com a mãe viciada em drogas e treina cães de briga para sustentar a casa. As dificuldades da vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela, por quem ele tem grande respeito. Quando ela fica doente e tem que se afastar por meses, Chala não se adapta ao novo professor, que o coloca em uma sala para alunos com mau comportamento. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência.
Serviço: O Cine Líbero Luxardo funciona na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), na Avenida Gentil Bittencourt, 650, em Nazaré. Mais informações pelo telefone 3202-4321.