Fundação Cultural do Pará promove Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas
A Fundação Cultural do Pará, em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), e com o apoio do Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Fundação Bill & Melinda Gates, promove nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, no Cine Líbero Luxardo, o Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas com o tema “Discussão da política de leitura e cooperação de boas práticas municipais”. O público alvo é formado por profissionais que atuam em bibliotecas públicas municipais e comunitárias.
O evento vai começar na quinta-feira às 8h da manhã com credenciamento e abertura oficial, seguido de palestra sobre a importância da Biblioteca Pública para o desenvolvimento social do município, que será ministrada por Adriana Ferrari, presidente da Federação Brasileira das Associações de Bibliotecários (FEBAB).
Na mesma manhã, às 10h45, Rosália Guedes e Veridiana Negrini, ambas representantes do Ministério da Cultura, vão falar sobre as ações do Ministério da Cultura e Planos de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, sob a mediação de Guilherme Relvas, gerente do Sistema de Bibliotecas da FCP.
Na parte da tarde o Cine Líbero Luxardo recebe duas mesas: a primeira com Malena Xavier, consultora em Biblioteconomia e Bibliotecas Públicas, e Adriana Ferrari, da FEBAB, tratando do tema Biblioteca Viva; e a segunda com Daniela Greeb e Vanessa Labigalini, ambas representantes do Instituto de Políticas Relacionais, que vão falar do Programa Global Libraries no Brasil, uma iniciativa da Fundação Bill & Melinda Gates, que pretende viabilizar acesso público, efetivo e sustentável às tecnologias da informação em bibliotecas de países em desenvolvimento.
No dia seguinte, sexta, 27, o evento vai oferecer uma palestra voltada para bibliotecários e colaboradores de salas de leituras e bibliotecas com Elisa Corrêa, da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), com o tema “Aumente suas expectativas”.
Além disso, o público também vai poder contar com duas apresentações de “boas práticas” em bibliotecas públicas, um tipo de relato de experiência sobre o que tem funcionado bem na vivência dos profissionais convidados a dar seu depoimento.
E para finalizar o encontro, teremos duas mesas: “Interação entre Bibliotecas e Escolas”, uma mesa paraense, com a presença de Arilene Piedade (SEDUC) e Rosi Garcia (SEMEC de Tomé Açu); e “Biblioteca para todos”, com Ana Paula Silva (Fundação Dorina) e Carla Mauch (Mais Diferenças).