Unidades prisionais têm segurança reforçada para o final de ano
Desde o último dia 21 de dezembro a segurança nas casas penais localizadas na Região Metropolitana de Belém e em alguns municípios do interior ganhou reforço para o período das festas de fim de ano. A medida integra a Operação “Boas Festas 2015”, que reúne os órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará.
Nos presídios, a ação é feita em duas etapas. A primeira, para o período do Natal, ocorreu do dia 21 ao dia 24, e a segunda, que abrange o período do Ano Novo, foi iniciada no dia 28 e segue durante toda a semana. A operação, de caráter preventivo, tem como objetivo evitar quaisquer tipos de alterações ou fugas nas cadeias.
Coordenada pelo Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar (PM), a operação mobiliza cerca de 300 homens da Companhia de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Choque, da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam), Canil, Companhia Fluvial da PM e monitoramento aéreo com o apoio do Graesp.
O cronograma prevê revistas pessoais para detectar a presença de estoques, celulares, serras e todo tipo de objetos proibidos nas casas penais. As revistas são feitas pelos agentes prisionais, com o apoio da polícia. A operação prevê ainda um reforço do efetivo responsável pela vigilância das unidades prisionais, que recebem o suporte de homens da PM por 24 horas.
“Essa operação é de extrema importância por atuar na prevenção a qualquer tipo de situação que possa ocorrer nas casas penais. Sabemos que o sistema penitenciário brasileiro é um dos focos de atenção dos organismos de segurança pública no período de fim de ano, e para que não tenhamos nenhum incidente por aqui é que essa operação foi montada. Avalio a ação positivamente, já que na primeira fase, do Natal, não tivemos nenhum problema de caráter comportamental. Vale ressaltar que mesmo fora do período de festas, a presença da polícia nas unidades é constante”, afirma o subcomandante do CME, tenente coronel PM Rosinaldo Conceição.
A ação ocorre em mais de 20 unidades prisionais em todo o Estado, entre centrais de triagem e centros de recuperação. “A presença ostensiva da Polícia Militar, seja nas ações de revista preventiva ou no reforço de policiamento com tropas especializadas, é fundamental para a garantia da ordem nas unidades prisionais”, assegurou o titular da superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), coronel André Cunha.
“Boas festas 2015” – A Operação "Boas Festas", iniciada dia 4 de dezembro em todo o Pará, envolve Batalhões, Companhias, Pelotões, Postos de Policiamento e Unidades Integradas do Comando de Policiamento da Capital, na Região Metropolitana, e 10 outros Comandos Regionais, além dos Comandos de Policiamento Especializado, de Missões Especiais e Companhia de Comando e Serviços do Comando Geral. As atividades contam, ainda, com o apoio do Corpo Militar de Saúde e do Centro de Psicologia e Assistência Social. Já os levantamentos e informações ficam a cargo do Serviço de Inteligência.
Durante a operação, todo o aparato da Polícia Militar - viaturas, motocicletas, bicicletas, ações a pé, embarcações e aeronaves - será empregado para coibir a criminalidade.