Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional do Sudeste e Hemopa fortalecem parceria

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/01/2015 19h40

Somente no ano de 2014, foram feitas mais de duas mil transfusões de sangue no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso, em Marabá. Mais da metade desses procedimentos ocorreu nas duas unidades de terapia intensiva (UTIs) da unidade. Isso dá praticamente uma transfusão de sangue a cada quatro horas e meia.

Não é fácil para o Hemocentro Regional de Marabá, portanto, manter um estoque de sangue para dar conta de toda essa demanda, por isso algumas medidas têm sido tomadas. Uma delas é a campanha que busca incentivar as pessoas que vão usar o HRSP a levarem outras pessoas para fazer doação de sangue, seja na sede do Hemopa, seja no próprio hospital, que tem uma agência transfusional.

Quem informa é a médica Socorro Leão, que integra a equipe de Apoio Técnico do Hemopa e preside a Agência Transfusional do Hospital Regional. Ela integrou reunião sobre o assunto nesta segunda-feira (19), que definiu estratégias de mais essa campanha. Socorro lembra que a parceria entre as duas instituições de saúde existe desde 2007. Trata-se do Grupo Amigos de Sangue, que também incentiva a doação voluntária e promove três campanhas de doação por ano.

Está, contudo, na hora de avançar mais, diz a médica. Daí a importância dessa campanha, que será feita por meio da Central de Regulação, que ao encaminhar pacientes para internação, cirurgias eletivas, exames ou consultas, já vai orientar os pacientes a levar um acompanhante (ou até dois) para doar sangue. Além disso, nas reuniões semanais com acompanhantes de pacientes, o serviço social e o serviço de acolhimento do hospital também vão fazer a mesma orientação.

Socorro Leão deixa claro que a internação ou qualquer outro tipo de atendimento não estão condicionados à doação de sangue. Trata-se de uma campanha de conscientização e incentivo para a comunidade e nunca uma imposição. Além disso, continua ela, os pacientes que derem entrada no hospital em casos de emergência não passarão pela campanha. Serão atendidos de imediato, como sempre foi feito. Somente depois de restabelecidos é que receberão orientações sobre a importância da doação voluntária de sangue para salvar vidas.