Músicos mostram evolução das músicas de carnaval em programação na Ettore Bosio
O Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) vai reviver os antigos carnavais com uma programação dedicada às músicas que embalaram os foliões no passado e que ainda hoje encantam os que gostam da maior festa popular do país. O recital só com marchinhas, frevo e samba será realizado nesta quarta-feira (11), às 18h, na sala Éttore Bosio. O público, que gosta de pular carnaval, e quer reviver as músicas que marcaram essa época no Brasil poderá participar porque a entrada é gratuita.
A programação intitulada "Carlos Gomes na Folia" foi idealizada pela professora Dóris Azevedo, coordenadora de 1º e 2º graus do instituto. "O carnaval consegue atrair as pessoas e temos muitos músicos eruditos que gostam da folia e das composições sobre esse tema, por isso nos unimos para recordar", disse a professora.
A programação irá começar com uma banda de fanfarra, formada por professores de instrumentos de sopro, que percorrerão o prédio do Instituto convidando o público para entrar na sala de concertos do IECG para, então, serem tocadas as tradicionais marcha-rancho carnavalescas como "Ó Abre Alas", composta por Chiquinha Gonzaga em 1899 e considerada a primeira marcha-rancho da história. Foi também uma das músicas de maior sucesso dela. O repertório também terá "As Pastorinhas", outro grande sucesso de carnaval, composta por Noel Rosa e João de Barro, o Braguinha.
Depois alunos, professores e músicos integrantes dos grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes interpretarão cinco marchinhas carnavalescas e, ao final, tocarão um pout pourri de sambas enredos.
A programação terá a participação dos professores Madalena Aliverti (canto), Ricardo Aquino (percussão), Idalcy Pamplona (violão), Dayse Puget, Edilena Marques, Robenare Marques (piano), Humberto Azulay (piano), Thiago Guedes (Flauta), Elizeu Cordeiro (Trompete), Denilson Pastana (Trombone) e Alexandre Pinheiro (saxofone). E ainda os alunos de Canto e Percussão Otávio Souza, Ediana Castro, Matheus Martins, Luciano Pimentel, Danilo Lobato Costa, Williams Mello, Gabriel Oliveira Gomes e Thais Vera Cruz.
Este ano o Instituto Carlos Gomes está completando 120 anos de fundação.