Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Militar manterá efetivo redobrado até a quinta-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/02/2015 12h00

O reforço ao efetivo da Polícia Militar nos municípios que recebem maior número de pessoas no período do carnaval, por ocasião da operação integrada que mobiliza os organismos da área de segurança pública do Estado até esta quinta-feira, 19, não comprometeu as ações regulares de policiamento na capital e Região Metropolitana. O quantitativo distribuído nos bairros garantiu a realização de ações preventivas e oestensivas, com policiamento à pé, em bicicletas e em apoio de viaturas e motos.

As operações incluíram abordagens a veículos particulares e de aluguel, ônibus, motocicletas e pedestres, resultando em apreensões de drogas, armas brancas e de fogo, além da captura de foragidos da Justiça e recuperação de veículos roubados. A prisão, algumas em flagrante, de infratores ganhou o apoio da comunidade, por meio do Disk Denúncia, e também do serviço de inteligência da PM, como foi o caso de dois homens localizados pelas guarnições do 20º Batalhão, acusados de chantagear uma vítima de quem tinham roubado dinheiro e documentos, para devolvê-los somente mediante o pagamento de uma quantia.

Os efetivos dos 1º, 2º, 10º, 20º, 24º Batalhões da capital e dos 6º e 21º Batalhão da Região Metropolitana atuam diuturnamente com ações que compreendem a prevenção e fiscalização de áreas. Uma dessas ações resultou na localização de um veículo, abandonado em via pública, pouco tempo depois de ter sido levado por criminosos.

No trabalho de abordagens, que se estendeu até as localidades de Santa Bárbara e Benevides, foram apreendidas várias armas. Na capital, quatro homens acusados de praticar roubos no bairro de Nazaré, utilizando-se de uma kombi, foram presos e encaminhados à unidade policial.

Além da atuação no policiamento regular foi destaque a cobertura efetivada nos vários eventos de carnaval no final de semana em programações das prefeituras de Belém, Ananindeua e Marituba, além dos distritos de Mosqueiro e Outeiro e demais cidades da Região Metropolitana. Em nenhum desses eventos foram registradas ocorrências de maior amplitude porte, apenas casos de desordem que foram imediatamente contidos pelo policiamento destacado para cobrir essas programações.

A Operação Carnaval na Paz 2015 continua nesta quarta-feira, 18, com o acompanhamento dos desfiles de blocos que encerram oficialmente o carnaval de rua em Belém e em outros municípios, para garantir a ordem e a tranquilidade dos foliões e da população em geral.