Seduc lança nas escolas projeto de Educação para o Trânsito
Na próxima segunda-feira, 18, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deodoro de Mendonça, técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vão apresentar para gestores, equipe técnica e professores da rede o projeto “Educação para o Trânsito: Escola e Comunidade na Cultura de Paz”, elaborado pela Coordenação de Ações Educacionais Complementares (Caec) da Seduc. O projeto é resultado do Curso de Formação de Agente Multiplicador em Educação para o Trânsito, promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e o lançamento marca o início da Semana Nacional do Trânsito, que vai de 17 a 25 de setembro.
De acordo com a analista de trânsito e professora da Seduc, Geisa Tavares, a temática da educação para o trânsito já está sendo trabalhada de maneira transversal por algumas escolas da rede, cujos professores e técnicos já passaram pelo processo de formação realizado em parceria com o Detran. É o caso das escolas da Unidade Seduc na Escola (USE) 5, incluindo a Deodoro de Mendonça. Esse trabalho teve como base o projeto que agora será apresentado de maneira mais ampla para o restante da rede, incluindo os alunos, que começam a receber as informações a partir da terça-feira, 19. Eles receberão, também, uma Cartilha de Educação para o Trânsito.
Entre os próximos dias 20 e 22, mais uma turma de educadores participará da formação oferecida pelo Detran e passará, então, a desenvolver a temática também nas suas escolas.
Na terça-feira, 19, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito, entre às 8h e 17h, haverá ação educativa nas Escolas Estaduais Vilhena Alves, Maroja Neto, Justo Chermont, Rodrigues Pinagé e Pinto Marques. Nessas escolas, haverá a palestra sobre “Educação e Cidadania para o Trânsito”, uma parceria entre a Seduc e o Detran.
Além do Detran, são parceiros da Seduc nesse trabalho órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fundação ProPaz, Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (Seeips), Secretaria Extraordinária de Estado de Municípios Sustentáveis, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), Banco Social de Doação de Órgãos/Hemopa, Federação das Indústrias do Estado (Fiepa), Sistema Sest/Senat e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma).