Santa Casa fez mais de 100 partos no feriado de Carnaval
Maior maternidade do Estado, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará divulgou os números do plantão do feriado nacional prologando. No total, foram 507 atendimentos e 203 internações. Deste total, 124 casos evoluíram para partos. Uma das pacientes foi Maria Ribeiro, que veio de Castanhal. Ela deu entrada na Santa Casa na segunda-feira, 17. “O atendimento foi bem rápido, tive um excelente acompanhamento dos profissionais. E também tive um bom parto. Eu e minha filha passamos bem, só estamos esperando a alta”, reiterou.
Nos quatro dias de Carnaval, o hospital contou com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos e de posto, que se revezaram em turnos de 12 horas, para atender as demandas espontâneas relacionadas aos casos de obstetrícia. O hospital atendeu em regime de urgência e emergência.
Carmem Peixoto, gerente do Acolhimento Obstétrico, setor que atende a demanda espontânea, relacionada a mulheres em trabalho de parto, considera que a equipe atendeu com agilidade os usuários do Sistema Único de Saúde. “A quantidade de atendimentos ficou dentro do que havíamos planejado, considerando que a Santa Casa é uma referência estadual para os atendimentos às mulheres grávidas”.
A gerente do PPP (Pré-parto, parto e pós-parto) Lilian Pinheiro, relata que o alto número de atendimentos e internações ocorre de forma frequente na unidade. “Nossa média foi semelhante a de outros finais de semana, por isso já estávamos preparados. Tínhamos planejado tudo, tanto na escala da equipe como nos materiais de procedimentos”, afirmou.