Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIODEDUCAÇÃO

Unidades da Fasepa recebem atividades pedagógicas do Projeto Escola da Vida

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/02/2015 11h19

Começaram na tarde desta quinta-feira (19), as atividades pedagógicas do Projeto Escola da Vida (PEV) nas unidades socioeducativas da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), que desenvolve atividades educacionais, de cidadania e ética.

A primeira unidade a receber as atividades desenvolvidas em parceria com o Corpo de Bombeiros foi o Centro Socioeducativo Masculino (CSEM), no Jardim Sideral, onde foram oferecidas palestras para prevenção da violência e fortalecimento da cidadania dos socioeducandos, além de atividades sobre primeiros socorros.

A primeira palestra foi ministrada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nahum Fernandes da Silva, que fez questão de ir até o CSEM para falar sobre sua experiência de vida e sua caminhada até a corporação, incentivando os jovens a seguir por outro caminho.

E com a expectativa de uma vida melhor, o jovem de 16 anos que acompanhou atentamente a palestra, já fazia planos para seguir com os estudos em busca do seu grande sonho, que é ser jornalista. “Hoje aprendi que temos como mudar, eu desejo muito mudar de vida pra dar alegria para a minha família e optar por um mundo melhor. Quando sair daqui vou estudar bastante, ser um grande jornalista e alcançar lugares que muitas pessoas não alcançam”, disse.

Segundo Edivane Duarte, da Diretoria de Atendimento Socioeducativo (DAS) da Fasepa, a programação é uma continuação da parceria firmada entre a fundação e o Corpo de Bombeiros, com a realização dos ciclos de palestras para prevenção da violência, primeiros socorros e de orientação sobre higiene pessoal. “Estamos trabalhando o caráter educativo nas unidades da Fasepa, pois não podemos perder de vista que o jovem atendido nas unidades está apenas privado de liberdade, porém os outros direitos continuam garantidos e trabalhamos em parceria com outros órgãos para que o adolescente tenha um melhor acompanhamento, que garanta a melhoria na sua qualidade de vida”, afirmou.

De acordo com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nahum Fernandes da Silva, o relato de pessoas que também tiveram uma infância e adolescência difícil ajuda os socioeducandos a entender que existem diversas oportunidades para os jovens de seguir por um caminho melhor e longe da violência. “Com o meu testemunho espero que eles tenham em mente que o caminho certo é o da paz. Esse trabalho é de suma importância para a corporação e sociedade e acredito que essa parceria com a Fasepa é extremamente positiva, pois os órgãos devem se conhecer para garantir um mundo melhor para os nossos jovens”, declarou.

As atividades do projeto Escola da Vida nas unidades da Fasepa seguem na próxima segunda-feira (23) no Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), no Sideral e na terça-feira (24), no Centro Juvenil Masculino (CJM) e no Centro Socioeducativo Feminino (CSEF), ambos localizados no município de Ananindeua.