Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Santa Casa forma 43 médicos residentes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/02/2015 13h42

O Conselho de Residência Médica (Coreme) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizou a cerimônia de formatura dos médicos residentes, nesta segunda-feira, 23, no Centro de Convenções - Hangar. Foi a 36ª turma de residência médica da Santa Casa, hospital de ensino e pesquisa credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação desde 2004. 

No total, foram certificados 43 concluintes, especializados em 12 áreas da saúde: pediatria, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, radiologia, neonatologia, nefrologia pediátrica, anestesiologia, hepatologia, medicina intensiva adulto e medicina intensiva pediátrica. Os títulos de especialização foram entregues pelos preceptores (responsáveis pela promoção do ensino em cada área da residência) dos concluintes.

A médica Cassia Barros Lopes foi a coordenadora da residência e comentou sobre a evolução do programa. "Conseguimos a valorização da Residência Médica. Nós saímos de sete para 12 programas, alguns financiados pelo Ministério da Saúde e outros pela Santa Casa".

Cássia ressaltou o processo seletivo único, com a elaboração das provas sendo feita por uma instituição gabaritada, a Universidade do Estado do Pará, como um dos avanços recentes do programa de residência.

Na cerimônia, a médica Valéria Souza foi a oradora da turma. Ela fez um discurso emocionado, que abrangeu vários assuntos, entre eles, a carreira do profissional de medicina e a jornada da turma dos residentes, que dura de dois a três anos. "O médico tem vontade de ajudar ao próximo. Este é o pré-requisito de qualquer médico. O caminho foi árduo, a jornada não é fácil. Antes de tudo, somos apaixonados por medicina. Apaixonados pela Santa Casa. Amamos o hospital", disse.

Herick Meninéa, especializado em anestesiologia, concluiu esta etapa da formação com o sentimento de satisfação com o período de aprendizado na Santa Casa. "Foi uma residência nova, mas acredito que tenha dado resultado para a instituição e para o próprio residente", enfatizou.

Lizomar Omar, preceptora de duas áreas, clínica médica e hepatologia, comentou sobre os desafios diários do programa. "O treinamento e o serviço são esforços diários, noite e dia, nos feriados e finais de semana. É um aprendizado a favor da saúde do Estado do Pará", garantiu. "O nosso desafio é estar sempre disponível, no sentido de passar todos os conhecimentos técnicos, profissionais e a necessidade do conhecimento da vida. É o cuidar da vida", complementou.

A médica Belinete Cruz, gerente da área de maternidade da instituição, também foi uma das preceptores da turma. "A Santa Casa é a minha segunda casa. Tatuei a Santa Casa no meu peito. Lá, lutamos para fazer uma medicina com dignidade. Vocês, residentes, são guerreiros, batalhadores e tenho orgulho dessa turma", discursou. O Coral Saúde Vida Maria Helena Franco, um dos principais projetos de humanização da Santa Casa, abriu e encerrou a cerimônia.