Jornada em Belém analisa impactos da reforma trabalhista
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) realiza nestas quarta (13) e quinta-feira (14), a oitava Jornada Estadual em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VIII Jest), no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. Com o tema "Reformas Trabalhista e Previdenciária: os impactos na saúde do trabalhador”, o evento tem como objetivo dar continuidade ao processo de socialização de informações, experiências e encaminhamentos a respeito de ações e projetos que visam à implantação e implementação da Política de Saúde do Trabalhador no Pará.
A organização da Jornada conta com a participação de instituições parceiras, que representam os diversos setores em que os trabalhadores estão inseridos - público, privado, formal, informal, urbano e rural. Composta por palestras, mesas redondas e relatos de experiências, a programação da oitava jornada conta, ainda, com oito minicursos, de três horas cada, que serão realizados no primeiro dia (13), em seis locais distintos.
Na abertura do evento, realizada no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na avenida Almirante Barroso, bairro do Marco, o diretor do Cerest, Manoel Diniz, destacou a importância da Jornada por agregar pessoas conhecedoras do processo de trabalho na Amazônia e seus impactos na saúde dos trabalhadores em meio à programação que inclui debates sobre a terceirização ilimitada e os possíveis aumentos de casos de acidentes e adoecimentos ocupacionais. No dia 14, no mesmo local, as palestras destacarão os grandes projetos minerais na Amazônia e suas implicações na saúde do trabalhador.
Segundo Diniz, as jornadas costumar trocar informações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nos ambientes de trabalho, minimizando os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos nas suas atividades laborais e criando estratégias para combater os problemas de saúde que atingem diversas categorias.
Na manhã desta quinta-feira (14), “Os grandes projetos e suas implicações na saúde do trabalhador amazônida” serão debatidos em mesa redonda pelo professor e jornalista Lúcio Flávio Pinto e pela professora e psicóloga Laura Nogueira, da Fundacentro. Durante a tarde, o tema "A política de saúde do trabalhador no contexto nacional e no Estado do Pará: avanços, desafios e proposições” será exposto pelo médico perito do INSS no Pará, Márcio Leno Maués; pelo coordenador geral de Saúde do Trabalhador, Manoel Veiga; pelo coordenador do Cerest, Manoel Diniz, e por integrantes do Ministério do Trabalho e da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST.
Serviço: A programação completa da jornada pode ser acessada por meio do seguinte link: https://pt.scribd.com/document/356558642/VIII-Jest-Programacao. Mais informações também pelos telefones (91) 4009-7467 / 7494 / 7461 e 7482.