Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO MUSICAL

Coro Carlos Gomes fará audição para selecionar coralistas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/03/2015 11h44

A Fundação Carlos Gomes está com inscrições abertas para a seleção de coralistas do Coro Carlos Gomes. O processo está sendo conduzido pela Coordenação dos Grupos Artísticos da Fundação, e pela diretora musical e regente do coro, a maestrina cubana Maria Antonia Jiménez Rodríguez, que está de volta a Belém e assumiu novamente a regência do grupo artístico, do qual é fundadora.

As inscrições para a audição seletiva podem ser feitas até esta quarta-feira (04) no Instituto Estadual Carlos Gomes. A audição será realizada nos dias 05 e 06 de março, na sala Éttore Bosio, no IECG. O objetivo é selecionar músicos para integrar, como convidados, o Coro Carlos Gomes (soprano, contralto, tenor e barítono).

A ficha de inscrição está disponível no site www.fcg.pa.gov.br e na Secretaria do IECG. O candidato deverá preencher e encaminhar a Ficha de Inscrição com os documentos comprobatórios exigidos (fotocópia do RG e CPF) na Secretaria do Instituto Carlos Gomes, na Av Gentil Bittencourt 977,  no horário das 9h às 12:00 e das 14h às 17h30.  O envelope com os documentos deverá ser endereçado ao IECG- Instituto Estadual Carlos Gomes, AUDIÇÃO PARA  CORALISTA – A/C Maria Antonia Jiménez. Os candidatos também devem colocar no envelope 03 cópias das partituras que serão executadas na 1ª fase da audição.  

A 1ª etapa das provas práticas será de caráter eliminatório. Os candidatos terão que interpretar uma ária ou canção de livre escolha do repertório de música de câmara. Eles serão avaliados pela habilidade e conhecimento musical por meio de performance, segundo os seguintes critérios:

- Técnica Vocal – 2 pontos
- Afinação – 3 pontos
- Leitura à primeira vista – 3 pontos
- Adequação do timbre ao Coro Carlos Gomes – 1,5 pontos
- Dicção e pronúncia – 0,5

Na 1ª etapa, a organização do edital não disponibilizará pianista para o acompanhamento dos candidatos, que deverão providenciar este profissional. A banca poderá exigir a execução integral de todas as peças ou partes, e também poderá interromper a prova a qualquer momento.

Os candidatos que tiverem sido selecionados após a 1ª etapa de avaliação, participarão da 2ª etapa, onde novamente será julgado o seu desempenho. Desta vez, na prática de conjunto, por meio da execução de uma obra do repertório do Coro Carlos Gomes, segundo o Desempenho Individual Aplicado ao Contexto Coletivo do Canto Coral.

Coro Carlos Gomes

Criado em abril de 1995 pela maestrina cubana Maria Antonia Jiménez, o coro é constituído por estudantes, formandos e professores do Instituto Estadual Carlos Gomes. O grupo é responsável por divulgar a música coral erudita participando de importantes atividades culturais e eventos públicos de caráter beneficente, assim como solenidades políticas e civis, comemorações, congressos e convenções de todo tipo. Com essa missão, representa o Estado do Pará e o Brasil, em vários Festivais e Concursos Nacionais e Internacionais. Em 2005, ao completar 10 anos, fez a primeira audição no Brasil da “Missa Cubana” de José Maria Vitier. Seu repertorio é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto a capela quanto sinfônico coral, e ainda interpreta música popular, folclórica e contemporânea.

María Antonia Jiménez

Formou-se em 1993 no Curso Superior de Regência Coral, do Conservatório Estatal de São Petersburgo, na Rússia. Foi convidada pela Fundação Carlos Gomes e passou a ministrar, a partir de 1995, aulas de canto e regência coral no Conservatório Carlos Gomes. Em abril de 1995 fundou o Coro Carlos Gomes

Audição seletiva para o Coro Carlos Gomes:

Inscrições: Dias 03 e 04 de março     

1ª Etapa
Dia 05 de março (quinta-feira)
16h às 20h

2ª Etapa
Dia 06 de março (sexta-feira)
14h as 18h

Divulgação do resultado final:
09 de março, a partir das 15h, na página www.fcg.pa.gov.br e na Secretaria do IECG.