Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Imetropará começa “Operação Páscoa” com fiscalização dos ovos de chocolate

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/03/2015 11h16

Os itens consumidos durante o período da Páscoa, como os tradicionais ovos de chocolate, coelhinhos de chocolate e bombons em geral, estão sendo fiscalizados pelo setor de pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) durante a Operação Páscoa.

A ação foi iniciada na última semana de fevereiro e tem o objetivo de garantir o direito do consumidor, evitando lesão no ato da compra com produtos sem o selo do Inmetro ou abaixo do peso informado nas embalagens. As coletas foram encerradas e as análises estão sendo feitas nos laboratórios do Imetropará. Até o final da semana as análises serão concluídas e os resultados divulgados.

"Como aumenta o consumo destes produtos durante o período da Páscoa, intensificamos a fiscalização no comércio com o objetivo de proteger o consumidor. Essa operação é realizada em âmbito nacional pelo Inmetro", explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

As equipes recolheram, em lojas de departamentos e supermercados, amostras de produtos pré-medidos variados de ovos de Páscoa e dos bombons de chocolates, a fim de checar a fidelidade das indicações de peso e volume descritos nas embalagens.

No caso dos ovos de Páscoa, o Imetropará analisa se o peso está de acordo com o descrito na embalagem. Quando o ovo é acompanhado de brindes, como brinquedo, este último deve conter o selo do Inmetro. 

Os brindes serão avaliados na próxima semana, de 16 a 20 de março, pela equipe de fiscalização da Divisão de Verificação da Conformidade. O objetivo é checar se os fabricantes estão atendendo o regulamento na produção do brindes.

As ações do período do Páscoa também contarão com verificação das balanças em feiras e supermercados, que irão receber atenção especial da equipe de Fiscalização de Instrumentos. Devido ao aumento do consumo de pescados durante o período da Semana Santa, o órgão realiza nos dias 1 e 2 de abril, ações estratégicas de fiscalização, para aferição das balanças usadas na venda do pescado, em feiras da Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios do interior do Estado. O objetivo da ação é garantir ao consumidor o pagamento justo na compra de pescados e prevenir a utilização de balanças irregulares por vendedores de peixe.