Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO INTEGRADA

Governo do Estado e parceiros promovem Ação Cidadania em Belém e Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/03/2015 08h00

O governo do Pará ofertará neste sábado, 14, das 8h às 13h, serviços gratuitos em cidadania e saúde nos bairros do Guamá, em Belém, e do Distrito Industrial, em Ananindeua. A ação integrada mobilizará equipes do programa Pro Paz, Secretarias de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública do Pará (Sespa) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado, Polícia Civil e parceiros como o Tribunal de Justiça do Estado (TJE/PA) e prefeituras municipais de Belém e Ananindeua.

No polo do projeto Pro Paz nos Bairros da Universidade Federal do Pará (UFPA), a ação, que tem o projeto Pro Paz Cidadania como articulador, oferecerá os serviços de emissão de documentos - carteiras de identidade, de trabalho e encaminhamento para certidão de nascimento (1ª e 2ª via) - e atendimento jurídico, através do projeto “TJE Itinerante” e Defensoria Pública do Estado do Pará. O cidadão será atendido por meio de senhas, entregues por ordem de chegada.

O público também contará com atendimentos em saúde nas áreas de clínica médica, pediatria e ginecologia ofertados pela Sespa; vacinação contra tétano, febre amarela, tríplice viral e hepatite b e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); cadastro de carteiras de Passe Livre para os idosos e de meia passagem no transporte público para estudantes pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A Fundação Papa João XXII (Funpapa) efetuará cadastro do Bolsa Família; o Portal do Trabalhador fará encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz e o fundo Ver-o-Sol liberação de microcréditos. A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e Guarda Municipal de Belém ainda levarão atividades recreativas por meio dos projetos “Brinca Belém” e “Anjos da Guarda” para as crianças que forem acompanhar os pais durante a ação.

Além dos serviços de cidadania e saúde, a ação do Guamá fará matrícula de jovens entre 8 e 18 anos nas atividades gratuitas de arte, esporte, cultura e lazer dos polos da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Os documentos exigidos para as matrículas são duas fotos 3x4; cópia de RG do responsável pela matrícula; cópia de certidão de nascimento ou RG do aluno e cópias de carteira de vacinação, comprovante de residência, comprovante do último boletim escolar e declaração de matrícula do ano de 2015.

Distrito Industrial

A Ação Cidadania do Distrito Industrial, cujo articulador do governo do Pará é também o Pro Paz Cidadania, com suporte nos serviços ofertados pela Sesma, Sejudh, Seaster, Segup, Defensoria Pública e Polícia Civil, também terá como parceiros a Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, e o TJE- PA, além de voluntários do Pro Paz e da UIPP do Distrito Industrial. Assim como em Belém, o atendimento ao público será realizado por meio de distribuição de senhas, por ordem de chegada.

Os serviços oferecidos na UIPP serão emissão de RG; Carteira de Trabalho; encaminhamento para 1ª e 2ª vias de certidão de nascimento; atendimento jurídico por meio do ônibus do “TJE Itinerante”; cadastramento CAD Único; serviços de saúde como clínica médica e pediatria, que conta com o suporte de uma unidade móvel da Sespa; vacinação contra tétano, febre amarela, tríplice viral e hepatite B; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de cortes de cabelo e tratamentos de estética facial.

Serviço:

Documentos exigidos – para RG é importante levar comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento originais e duas fotografias 3x4. Para encaminhamento de 1ª via de certidão basta comprovante de maternidade e de 2ª via, cópia da primeira certidão ou RG original. Para Carteira de Trabalho é preciso levar Certidão de Nascimento ou RG originais mais uma fotografia 3x4.

Guamá - O polo do Pro Paz nos Bairros da UFPA está localizado no bairro Guamá, na Avenida Tucunduba, próximo à Avenida Perimetral.

Ananindeua - A UIPP do Distrito Industrial está localizada no final da linha do Distrito Industrial, em Ananindeua.