Balanças do Ver-o-Peso no alvo da fiscalização do Imetropará
Agentes do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) estarão no Complexo do Ver-o-Peso nesta quarta-feira , 1º, para fiscalizar os equipamentos usados na pesagem de pescado na “Pedra do Peixe” e Mercado do Peixe. A ação faz parte de uma série de vistorias que foram realizadas em supermercados e feiras livres da Região Metropolitana de Belém com a proximidade do período da Semana Santa, quando a procura pelo pescado aumenta consideravelmente e em todo o Estado.
O gerente da Divisão de Instrumento do Imetropará, Emerson Leite, alerta para a utilização de balanças sem o selo do Inmetro. “Algumas balanças são vendidas irregularmente no Brasil e não trazem nem placa e nem o selo do Inmetro. Apesar de atraírem os comerciantes pelos preços mais baixos, não há garantia de que o produto que o consumidor comprou está no peso correto”, friza.
Ao comprar peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, o consumidor pode solicitar a conferência do peso do produto em uma balança do estabelecimento, que deve ostentar o selo. O Imetropará alerta o consumidor que é importante considerar o peso líquido do pescado, além do peso da embalagem.
Serviço: O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Imetropará pelo telefone (91) 3217-0524 ou 0800 280 1919 ou ainda pelo e-mail [email protected].