Apresentação musical feita por internas marca evento da Fasepa
Uma apresentação musical percussiva realizada nesta quinta-feira (9), pelas adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), marcou o encerramento de uma roda de conversa entre a equipe técnica, internos e seus familiares, que utilizou conceitos e elementos relacionados à Justiça Restaurativa. O encontro foi realizado no Centro Socioeducativo de Benevides (CSEB), localizado na Região Metropolitana de Belém. Ambos os espaços são administrados pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
Além de buscar maior integração entre as várias linguagens artísticas e culturais desenvolvidas nas unidades socioeducativas, a ação teve por objetivo proporcionar um momento aprazível e de descontração aos participantes durante a programação.
O arte-educador musical da Fasepa, Eduardo Ferreira, ressalta que este ano haverá muitas atividades em que a equipe estará alinhada em proporcionar a troca de conhecimento e saberes entre os adolescentes. “Quando a gente busca esse intercâmbio entre os vários conhecimentos que os próprios jovens têm, nós conseguimos resultados mais positivos”. Ainda segundo ele, “este momento é uma forma de a gente valorizar os pais e responsáveis que estão aqui e a música ajuda na autoestima e tranquilidade de todos”, frisou Eduardo.
“Eu gosto de tocar porque eu me sinto bem e percebo que com a música consigo tocar no coração das outras pessoas. Eu acho que quanto mais a gente sai da unidade se sente melhor, mais alegre e capaz de fazer alguma coisa de bom nas nossas vidas”, avaliou uma adolescente de 16 anos, integrante do grupo musical e que está há oito meses cumprindo medida socioeducativa.