Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTROLE

Imetropará promove capacitação em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/04/2015 09h51

Durante a manhã desta terça-feira, 14, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), promoveu um curso de capacitação em Santarém, no oeste do Pará, para proprietários de oficinas de bombas de combustível, balanças e taxímetros credenciados pelo órgão. O encontro foi realizado na sede do Instituto Regional de Metrologia do município, com o objetivo de capacitar os participantes para a utilização de relatório online no Portal de Serviço do Inmetro nos Estados (PSIE), para a prestação de contas dos selos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) utilizados em serviços de reparos por estes segmentos.

Conforme determinação do Inmetro, as oficinas terão até cinco dias para registrar no PSIE os serviços que foram executados. Os lançamentos online fora dos prazos estabelecidos estarão sujeitos a notificações previstas na legislação.

O gerente de Tecnologia da Informação do Imetropará, Edilson Júnior, alertou aos proprietários de oficinas permissionárias que os relatórios impressos contendo os serviços executados devem ser encaminhados ao Imetropará e arquivados em até 24 meses.

“Essa mudança tem o objetivo de facilitar a prestação de contas dos selos recolocados em bombas de combustível, balanças e taxímetros. Essa iniciativa vai viabilizar tempo para os proprietários de empresas desse segmento e facilitar a organização de dados, para o controle de informações do instituto”, explica o gerente.

Segundo os procedimentos gerais do Inmetro, a nova determinação estipula que as oficinas de reparo e manutenção em bombas medidoras utilizem a marca de selagem azul (lacre azul), em todos os pontos de selagem, a partir do dia 18 de março deste ano. As demais oficinas de balanças, taxímetros e esfigmomanômetro (aparelhos de pressão) continuarão confeccionando o lacre na própria oficina, sendo que deverão constar número de autorização, a sigla PA e o nome da permissionária (nome fantasia).