Imetropará afere radares da avenida Almirante Barroso
Na noite desta quarta-feira, 29, foi realizada mais uma etapa da aferição dos radares na avenida Almirante Barroso. O Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará) e a Superintendência Executiva de Mobilidade de Belém (Semob) realizaram novos testes às 23h30, no cruzamento da avenida com a Tavares Bastos.
As ações começam neste horário para garantir uma operação de sucesso, com menos impacto para a população e segurança para os técnicos, já que se trata de um cruzamento de fluxo intenso. Os dois lados da via, em momentos diferentes, tiveram que ser totalmente interditados pelos agentes da Semob, que contaram com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Detran.
Inicialmente a interdição foi feita no sentido Ananindeua-Belém. O túnel do Entroncamento teve que ser fechado e todos os veículos de passeio foram desviados para o elevado e seguiram pela avenida Pedro Álvares Cabral, só podendo retornar à Almirante Barroso a partir da avenida Júlio César. Os ônibus do transporte público em ambos os sentidos não foram desviados e ficaram retidos na própria via, aguardando alguns minutos enquanto a aferição acontecia para acessarem a Almirante Barroso em intervalos estabelecidos pelos agentes no local.
O gerente de Instrumentos do Imetropará, Emerson Leite, explica que as vias precisaram ser interditadas para a aferição porque o carro do Imetropará equipado com tacógrafo passa em cada uma das faixas monitoradas pelo menos 15 vezes, com velocidades que variam de 30 a 100 km/h. "Esse procedimento é feito para verificar se a velocidade que consta no equipamento é a mesma registrada pelos radares", explica Leite.
“A verificação dos radares é obrigatória e os mesmos podem entrar em funcionamento após a verificação do Inmetro. Esta é a comprovação de que os equipamentos estão em conformidade. Vale lembrar que os motoristas devem respeitar as leis de trânsito”, afirmou o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.