Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Fundação Santa Casa do Pará promove Semana de Enfermagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
05/05/2015 10h12

Rute Saldanha é enfermeira do quadro da Fundação Santa Casa de Misericórdia há 12 anos. Ela trabalha no setor de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto da maior maternidade pública do Pará. “O nosso serviço é amplo e complexo”, garantiu. Para ela, a profissão exige dedicação e estudo constantes. “Precisamos estar prontos para adquirir conhecimentos novos. Para isso, é importante assistir palestras, conversar com outros profissionais, enfim, é um processo intenso de reciclagem”.

Para contemplar Rute e outros enfermeiros, a Fundação Santa Casa promove a Semana de Enfermagem, sob a temática “Como estou? Como faço?”. O evento terá 11 palestras e será realizado nos dias 12 e 13 deste mês. A programação prossegue no dia 16, com um jantar para os participantes.

Um dos organizadores é o enfermeiro Edilson Calandrine, da Assessoria de Gestão de Risco da Santa Casa. Segundo ele, a Semana de Enfermagem terá um público estimado em 120 pessoas. O atendimento humanizado é a principal temática. “O objetivo é analisar e debater a Política de Segurança do Paciente e disseminar no corpo da enfermagem. Os enfermeiros fazem parte do corpo de profissionais que mais tempo ficam com o paciente, executando os procedimentos, então, é fundamental este cuidado”.

Importância

Na Santa Casa, o maior quadro funcional é de enfermeiros e técnicos de enfermagem. No total, são 1.100 dos quase três mil servidores da Fundação. Eles trabalham na área assistencial e administrativa. Os números são da Gerência Geral de Enfermagem, que tem Graça Tappembeck na gestão. “A quantidade da equipe é considerável e também há a questão da diversidade dos locais em que eles atuam”, informa ela.

Os enfermeiros e técnicos estão espalhados pela maternidade, clínica médica, especialidades, clínica cirúrgica, neonatologia, obstetrícia, pediatria e complexo ambulatorial.

A Semana de Enfermagem servirá para ampliar os debates relacionados à profissão. “A classe precisa. A ciência, a medicina estão em constante atualização e a enfermagem tem que acompanhar. Hoje a profissão da saúde é altamente tecnológica. Na Santa Casa, nós temos, por exemplo, enfermeiro dentro do diagnóstico por imagem”, explica Graça.

De acordo com a enfermeira, a Fundação, na condição de maior maternidade do Pará, é um hospital que valoriza a categoria profissional. “Nós temos um Centro de Parto Normal. Aquela gestante que está bem, dentro da normalidade, o enfermeiro admite, realiza o parto e dá alta. É um ganho para a profissão e é uma determinação do Ministério da Saúde”, frisou. Na Unidade Neonatal, também há profissionais especialistas, com habilidade de cuidar de um recém-nascido prematuro.

Serviço:
Semana de Enfermagem da Fundação Santa Casa, dias 12, 13 e 16. O evento é aberto ao público externo, totalizando 40 inscrições, mediante a doação de kit higiene ou absorventes pós-parto. As inscrições podem ser feitas na Gerência de Desenvolvimento de Pessoas da Santa Casa. O servidor da Santa Casa que deseja participar do evento também precisa fazer a sua inscrição.