O papel do profissional de enfermagem é tema de semana na Santa Casa
Há oito anos, a técnica de enfermagem Roselene Costa trabalha no Centro Obstétrico da maior maternidade pública do Pará, a Fundação Santa Casa de Misericórdia. Ela é uma dos 1.100 profissionais da área que se somam aos quase três mil servidores da Fundação, que investe cada vez mais no atendimento humanizado. “Enfermagem é cuidar, é amar, é ajudar e levar um pouco do conhecimento ao próximo”, afirma Roselene.
A servidora é uma das participantes da Semana de Enfermagem da Santa Casa, que reúne a classe para refletir sob a temática “Enfermagem: Como estou? Como faço?”, por meio de debates que enfocam temas como o protocolo de segurança do paciente. A programação prossegue até o dia 16.
A abertura da Semana de Enfermagem foi realizada na segunda-feira, 11. A presidente em exercício da Santa Casa, Lizomar Moia, ressaltou a importância da classe para o atendimento de qualidade à população. “É uma grande categoria, que perpassa por todo o hospital. Eles tratam com amor e dedicação. São anjos de branco”.
Mario Antônio Moraes Vieira, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, também participou da solenidade e discursou sobre a necessidade de ampliar o debate. “Nós somos a maior categoria profissional dentro de qualquer instituição, pode ser ela hospitalar, saúde da família, atenção primária. No Estado do Pará, somos 55 mil trabalhadores de enfermagem. Temos uma força de trabalho imensurável e precisamos utilizar isso em prol da classe”.
Os estudantes da área, como Gabriela Miranda, participam da programação para adquirir novos conhecimentos. “Algumas palestras vão contribuir para atualização do nosso aprendizado. Estou sugando bastante conteúdo para o nosso dia a dia”, afirmou a estudante, interessada em seguir carreira nas áreas de pediatria ou cirúrgica.
Na abertura da Semana de Enfermagem o público superou a meta estimada em 120 pessoas. Entre outros temas, já foram discutidos escalpelamento e o cuidado do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva.
Na Santa Casa, o maior quadro funcional é formado por enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão espalhados pela maternidade, clínica médica, especialidades, clínica cirúrgica, neonatologia, obstetrícia, pediatria e complexo ambulatorial.