Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRIA

Oficina resgata a memória e identidade do bairro da Terra Firme

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/05/2015 17h15

A Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) da Terra Firme promove a oficina Micro-olhar do Bairro da Terra Firme, até sexta-feira (22), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi. A atividade faz parte do programa Ponto de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibran), e faz parte da programação do Estado em comemoração à 13ª Semana Nacional dos Museus, que ocorre em todo o país com o tema “Museus para uma Sociedade Sustentável”.

A oficina agrega moradores do bairro para estudar as sociabilidades e memórias construídas pela comunidade da Terra Firme e, desta forma, criar uma linha do tempo do bairro. O objetivo é que sejam fortalecidos as tradições locais e os laços de pertencimento da comunidade, além de impulsionar o turismo e a economia, contribuindo positivamente para a redução da pobreza e violência.

“O Pro Paz tem sido nosso grande parceiro. Esta união, na UIPP, nos dá um espaço rico para executar o projeto, já que aqui são atendidos diversos membros da comunidade. A proposta do ponto de memória é exatamente inserir estas pessoas, que muitas vezes estão à margem da sociedade, dentro da memória da sua comunidade para reafirmar a identidade e valorizar a historia”, explica a coordenadora da oficina, Helena Quadros.

O estudo é feito com membros da comunidade, caminhadas no bairro e a produção de fotografias artesanais. A parceria entre o Museu Goeldi e o Pro Paz já existe em atividades do projeto Ponto de Memória desde 2009. O ponto da Terra Firme – o único do Norte do país – busca trabalhar a memória de forma viva e dinâmica, como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo.

O capitão PM Ezaú Almeira, administrador da UIPP Terra firme, destaca a importância da participação do Pro Paz no trabalho. “É muito importante este envolvimento da UIPP, já que a oficina, o projeto, tem como foco a Terra Firme. Fazemos parte desta comunidade, e saber sua história nos ajuda cada vez mais a melhorarmos nosso atendimento. Além disto, a UIPP é um espaço criado para a comunidade, e todo o serviço em seu beneficio é importante para nós”, frisou.

Participante do Coletivo Telafirme, Izabela Chaves contou de que forma a oficina tem contribuído para a atuação no bairro. “Tenho descoberto coisas que nunca imaginei, como moradora, sobre o nosso bairro. A experiência da troca de memória entre diferentes gerações é muito interessante, pois fortalece nossa identidade. Além disso, o projeto tem contado com a adesão de muitas pessoas, o que é ótimo para nós”, afirmou.

Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus para comemorar o Dia Internacional dos Museus (celebrado em 18 de maio), a semana tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros em programações com o mesmo tema. Este ano o evento destaca a importância dos museus no processo de fomento à sustentabilidade, seja por meio de boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária.