Adolescentes internos da Fasepa recebem vacina contra a gripe H1N1
A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Belém e de Ananindeua, deu início ao calendário de vacinação contra a gripe H1N1 nas unidades socioeducativas deste ano de 2015. A meta é imunizar todos os adolescentes internos e parte dos servidores da instituição.
As ações são coordenadas pelo Eixo Saúde que compõe a Diretoria de Assistência Social (DAS) da Fasepa. Na manhã desta terça-feira, 26, o Centro de Atendimento em Semiliberdade Feminino (CASF) e o Centro de Adolescentes em Semiliberdade (CAS) foram os primeiros espaços a receber este serviço. As ações seguem amanhã, 27, no Centro Socioeducativo Masculino (CSEM) e sexta-feira, 29, no Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam-Sideral), e com previsão de encerramento no dia 05 de junho.
A representante do Eixo Saúde, Socorro Soares, diz que esta ação é garantida pela Constituição Federal e que “é preciso o envolvimento de todos os órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), para assegurar e promover a saúde e o bem estar dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa”, defendeu Socorro.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.