Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Imprensa Oficial traz Bia Bedran para a Feira Pan-Amazônica do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/05/2015 11h47

A cantora, compositora, contadora de histórias e escritora Bia Bedran é uma das atrações mais aguardadas da Feira Pan-Amazônica do Livro deste ano. A artista foi convidada pela Imprensa Oficial do Estado (IOE) e vai também participar do Sarau Livro Solidário, promovido pela autarquia nos Espaços de Leitura do projeto social coordenado pela IOE, o Livro Soldiário. Ela vai apresentar o show "Fazer um Bem", nos dias 30 e 31 de maio, no Hangar, com entrada franca.

Na segunda-feira, 1º de junho, ela participa do sarau, que este ano soma-se à programação da Pan nas Escolas, da Secretaria de Estado de Cultura. Bia Bedran ainda fará uma tarde de autógrafos, no sábado, a partir das 16h30, no estande da Imprensa Oficial.

Para o presidente da Imprensa Oficial, Cláudio Rocha, contar com uma artista tão considerada no meio literário agrega mais valor ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela IOE nos Espaços de Leitura do Livro Solidário. “A ideia é justamente estreitar os laços entre o público infanto-juvenil e escritores que possuam interatividade e sintonia com eles através da leitura; e a Bia Bedran possui todos esses requisitos”.

Bia Bedran contou que o nome do show, "Fazer um Bem", é também nome do seu mais recente livro, lançado em 2014, pela Editora Nova Fronteira e da canção e do CD homônimos. “O show é composto de diversos momentos em que alterno  minhas canções autorais com a contação de histórias”, explicou a artista. No show ela estará acompanhada pelos músicos Tadeu Santiago - acordeon , teclado e vocais; Guilherme Bedran - violino, bandolim e vocais; Patrick Angello - violão de 7 cordas; e Paulão Menezes – percussão.

A artista comentou que “já estava com saudades de se apresentar em Belém”, pois participou da XV Feira do Livro, em 2011, e considerou “maravilhoso!”. De lá para cá, já lançou mais seis livros para as crianças e um livro teórico para educadores, além de CDs e DVDs.  “Meu irmão, Guilherme Bedran, fará aniversário no dia 31 de maio, durante nossa apresentação. São tantas emoções!”, falou sorrindo, parafraseando o Rei Roberto Carlos.

“Estou muito feliz e grata por estar com toda a minha obra nesta maravilhosa Feira Pan-Amazônica, que promove encontros tão relevantes entre a palavra escrita e as narrativas orais. Afinal, cantar e contar histórias faz parte de toda a minha vida. Considero este convite da Imprensa Oficial muito honroso; e o espetáculo "Fazer um Bem" será uma importante comemoração antecipada pelo meu aniversário de 60 anos, que será em 26 de novembro deste ano”, finalizou.

A artista

Bia Bedran é mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora. Integrou o Quintal Teatro Infantil, de 1973 até início dos anos 80, e o Grupo Musical “Bloco da Palhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro.

A artista apresentou os programas “Canta-Conto” e “Lá vem História”,da  TVBrasil/RJ e TV Cultura de SP, respectivamente, nas décadas de 80 e 90. Com mais de 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, Bia Bedran escreveu 10 livros e gravou 8 CDs com histórias populares e canções de sua autoria. Também lançou 2 DVDs gravados ao vivo: "Histórias de um João de Barro", uma homenagem aos 100 anos de Braguinha, em 2007, e "Cabeça de Vento", em 2010. Nos últimos anos, viaja pelo Brasil participando de eventos culturais e congressos, levando seus espetáculos para diversos palcos em teatros, escolas e praças públicas.

Serviço:
Show "Fazer um Bem", de Bia Bedran
Dias: 30 e 31 de maio e 1º de junho
Hora: 30, às 20h; 31, às 17h e 1º de junho às 9h
Local: Auditório Benedito Numes, no Hangar, durante a XIX Feira Pan-Amazônica do Livro e Escola Mário Barbosa, na Terra Firme.
Entrada franca