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Oficina do Pro Paz incentiva a resolução de conflitos nas escolas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/05/2015 17h43

Nesta quarta (27) e quinta-feira (28), de 9h ao meio-dia, a Fundação Pro Paz ministra a oficina "Práticas de Justiça Restaurativa", na Escola Estadual Doutor Celso Malcher, a primeira do projeto de capacitação que vai formar facilitadores no assunto nas escolas estaduais. O objetivo do trabalho é promover a prevenção da violência e a resolução de conflitos nas escolas por meio do incentivo ao diálogo e da construção de uma cultura de paz.

O trabalho é desenvolvido a partir da metodologia do círculo de construção de paz. O princípio básico desse processo é que cada participante tem igual valor e dignidade em relação aos demais. A simbologia do círculo evoca os sentimentos de unidade, interdependência e encontro. A experiência principal é oportunizar aos estudantes e professores a experiência do diálogo, de terem o espaço para falarem e também para escutarem sobre opiniões diversas em relação a diferentes temáticas, principalmente as que são recorrentes no contexto da instituição.

Com esse trabalho, é possível conhecer melhor os alunos e, desta forma, entender seus comportamentos, abrindo espaço na escola para que o estudante dialogue sobre seus problemas. Além disso, as atividades também podem ser colocadas em prática quando há conflitos, com o entendimento sobre as motivações e necessidades que geraram os conflitos e a restauração das relações entre as pessoas neles envolvidas.

Edenilce Oliveira, técnica da Fundação Pro Paz responsável pelas oficinas, fala sobre a importância do trabalho. “Com as atividades de práticas restaurativas e as trocas de experiência, é possível que haja um melhor conhecimento do estudante. Este trabalho ajuda o aluno a se integrar com os demais colegas, os professores e até mesmo com a escola em geral. Buscamos a prevenção da violência e a resolução dos conflitos que são recorrentes na escola. Desta forma, implementamos um cultura de paz para ajudar na diminuição da violência nas instituições”.

A coordenadora da Escola Celso Malcher, Roseane Quadros, que participa da oficina, comemora a iniciativa do Pro Paz. “Nesta oficina temos professores qualificados para desenvolver as práticas restaurativas tanto com os alunos quanto entre os professores. O círculo de diálogo auxilia na melhor qualidade do ambiente de trabalho, além de ajudar os alunos na carreira estudantil. A escola abraça essa iniciativa com o objetivo de torná-la uma atividade fixa”, afirma. A ideia do Pro Paz é que a oficina se estenda para outras escolas no decorrer do ano, capacitando facilitadores que desenvolvam a metodologia no ambiente de trabalho.