Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CRIANÇA E ADOLESCENTE

Pro Paz faz ação em comemoração à semana do bebê na Ilha de Cotijuba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/05/2015 19h38

Até sexta-feira (28), a Fundação Pro Paz promove ação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marta da Conceição, na Ilha de Cotijuba, em alusão à 4ª Semana do Bebê de Belém. O trabalho tem a parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Policia Militar, e do Projeto Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros, além da Prefeitura de Belém.

O trabalho tem como objetivo levar mensagens de paz a crianças e adolescentes com palestras de incentivo ao combate e prevenção de drogas, prevenção de acidentes e instruções de salva-vidas, além de atividades lúdicas, coordenadas por arte educadores. A programação conta ainda com oficinas, baby chá coletivo e a escolha do “Bebê Prefeito”, a primeira criança nascida durante a semana, que representa todas as crianças da cidade e a esperança de um futuro melhor.

A ação espera aumentar o número de alunos matriculados na rede pública de ensino e diminuir a taxa de evasão, ampliando o número de crianças e adolescentes que participam ativamente dos processos educacionais na escola e também em suas comunidades, orientados pela cultura de paz.

“O Pro Paz já faz um trabalho efetivo aqui na escola, e neste momento, com a comunidade reunida para a semana do bebê, não poderíamos deixar de estar presentes, trabalhando para trazer os valores da cultura de paz para os alunos e, desta forma, trabalhar juntos para combater a violência”, diz a coordenadora do Pro Paz Nas Escolas, Monica Altman.

Jessica Silva, 21 anos, moradora da Ilha de Urubuoca, conta que foi para Cotijuba com as filhas Kaylane Silva, de 5 meses, e Joice Silva, de 6 anos, para a programação. “Participar desta ação é uma felicidade para nós que temos filhos. Podemos nos beneficiar com os serviços que são oferecidos. Ano passado, quando participei da semana do bebê, ainda estava grávida. Fico feliz que a programação também venha para a escola, porque a minha filha está adorando as atividades. Espero que o Pro Paz continue desenvolvendo ações como esta aqui na ilha”, disse.

O Pro Paz nas Escolas incentiva o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens no ambiente escolar para a promoção da cidadania e competências que os tornem bem informados e capazes de atuar de maneira segura na sociedade, usando a escola como espaço para ensino, aprendizagem e vivência de valores. O projeto oferece ainda atividades de desenvolvimento para os alunos, integrando as ações e projetos da escola para o combate a violência e realizando uma ação continuada da comunidade escolar, promovendo a melhoria do desempenho do aluno.