Alunos do Pro Paz assistem ao Concerto Didático no Theatro da Paz
A Fundação Pro Paz, em parceria com a Fundação Carlos Gomes, promoveu o Concerto Didático nesta sexta-feira (29), no Theatro da Paz. A atividade, destinada aos alunos do Pro Paz nos Bairros e estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, é um projeto educativo-musical que tem a parceria das secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Cultura (Secult) e municipal de Educação (Semec).
Cerca de 300 alunos dos polos do Pro Paz nos Bairros participaram do concerto, divididos entre manhã e tarde. Desde 2011, o projeto difunde o ensino musical a partir de uma aula sobre os instrumentos musicais e as obras que são apresentadas nos concertos. São atendidos alunos, professores e gestores da rede pública estadual. O objetivo principal é aproximar o público infanto-juvenil do universo da música.
“O Concerto Didático funciona como uma grande aula de música. Tivemos nesta sexta-feira 650 alunos participando. A presença dos polos do Pro Paz foi muito importante no sentido de dar essa oportunidade, de difundir a musicalização, já que no projeto são ministradas diversas aulas de música”, disse a coordenadora do projeto pela Fundação Carlos Gomes, Ana Maria Adade.
Pela manhã, de 10h às 11h, ocorreu a apresentação dos músicos do Quaternura, que falaram sobre os instrumentos que tocam. À tarde, às 16h, foi a vez do Trio Raízes mostrar o trabalho e falar sobre a importância do samba. O concerto contou ainda com apresentações de alguns alunos.
“A palavra-chave deste trabalho é oportunidade. Dar oportunidade a essas crianças, por meio da fundação, de conhecer um espaço diferente, que é o teatro. Nos polos temos crianças que são apaixonadas pelas aulas de música, e trazê-las para cá lhes dá infinitas possibilidades”, afirmou a coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Fabize Muinhos.
Erick Alves, 11 anos, aluno do polo Pro Paz Mangueirão, assistiu ao concerto e tocou flauta junto com a banda. “Participar do evento e poder tocar flauta na frente de tanta gente foi maravilhoso. Aprendi a tocar flauta no ano passado, no Pro Paz, e gosto muito. Espero vir mais vezes aqui ao teatro e, com a ajuda do professor, melhorar cada vez mais”, afirmou.
“Para as crianças, é uma realização poder estar aqui no teatro, um lugar do qual muitas só ouviam falar. Além de assistir ao espetáculo, elas puderam aprender um pouco também. A gente fica muito feliz em participar de um projeto assim”, declarou o professor de música Paulo César.
O Pro Paz nos Bairros conta atualmente com cinco polos (Mangueirão, UFPA, Ufra, Iesp e Sacramenta). O projeto busca garantir a redução dos índices de violência e disseminar a cultura de paz por meio de um trabalho de prevenção que atende crianças e adolescentes que moram em áreas de risco.