Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Governo entrega novo prédio do Instituto Estadual Carlos Gomes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
02/06/2015 17h59

O governo do Estado entrega nesta quarta-feira (3), às 16h, o prédio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), que passou por obras de ampliação, restauração e reforma. A cerimônia de reinauguração do antigo conservatório ocorre durante as comemorações dos 120 anos do instituto. Haverá uma programação artística nos espaços que foram reformados, como a sala Ettore Bosio e o jardim. A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e os coros Itacy Silva e Carlos Gomes farão uma apresentação musical, e cantores líricos do Ópera Estúdio, acompanhados pela pianista Ana Maria Adade, cantarão o Hino Nacional.

A ocasião também será momento para homenagens. Durante a entrega oficial do prédio será condecorada com a medalha dos 120 anos a mais antiga professora da instituição, a pianista Doris Azevedo, responsável pela formação da maioria dos atuais professores do instituto. A comenda, produzida em Portugal, traz a imagem do maestro Antônio Arles Gomes e um trecho de “O Guarani”, uma das obras mais famosas do maestro Carlos Gomes, que foi o primeiro diretor do conservatório.

Com o novo prédio, alunos e professores de música contam com doze novas e modernas salas de aula. Também foram reformadas as 49 salas já existentes, equipadas com piso e forro acústicos, conforme exigências do Ministério da Educação (MEC). O prédio central, onde funcionava a parte administrativa da escola, foi totalmente restaurado.

A sala Ettore Bosio foi reformada, e o anexo Henrique Gurjão, que tinha dois andares, ganhou um terceiro pavimento, com novas salas de aulas e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Toda a estrutura de pisos, telhados e instalação elétrica também foi refeita.

A reforma do prédio, iniciada em 2014, também proporcionou a inclusão de um maior número de estudantes de música, com a criação de 14 novas e modernas salas de aula equipadas conforme exigências do MEC. A obra também contemplou a ampliação do prédio anexo, que foi totalmente restaurado, inclusive com parte de fiação elétrica, canalização e esgoto, bem como a urbanização dos jardins. O projeto de ampliação, restauração e reforma teve início em fevereiro do ano passado, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Em janeiro deste ano, o governador Simão Jatene entregou oficialmente novos instrumentos musicais para o Instituto Estadual Carlos Gomes. Foram entregues 58 instrumentos de sopro, cordas, percussão e piano. A cerimônia ocorreu na sala de musicalização, no prédio central, e foi acompanhada por alunos, professores e servidores. Os instrumentos musicais foram importados da Europa e comprados diretamente dos fabricantes, com isenção de impostos e custeados por recursos próprios do Estado, que somam quase R$ 500 mil.

História – Responsável pela formação de músicos no Pará desde 24 de fevereiro de 1895, o Instituto Estadual Carlos Gomes é uma das mais antigas e respeitadas escolas de música do Brasil. Ao completar 120 anos, a instituição também será homenageada no XXVIII Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). Para celebrar a data, o festival terá ao longo da programação, que se estenderá por oito dias, composições do maestro Antonio Carlos Gomes. A Fundação Carlos Gomes (FCG) foi criada em 1986. É a entidade mantenedora do Instituto Estadual Carlos Gomes, antigo conservatório.

A missão da Fundação Carlos Gomes é difundir a educação musical como instrumento de socialização, promover a inclusão social através da música e garantir ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Pará, por meio de cursos regulares na capital e de ações de interiorização que levam atividades musicais para municípios do interior do Estado.

Para isso, a instituição desenvolve atividades na área de ensino, pesquisa e extensão, atuando na formação profissional de músicos, potencializando talentos e documentando a memória da música regional. Desenvolve diversos projetos voltados para o desenvolvimento da educação musical em todo o Estado, como a interiorização, que, por meio de parcerias com prefeituras e organizações da sociedade civil, possibilita a criação e manutenção de escolas e bandas de música.

O Fimupa também foi idealizado com essa premissa, por isso, o evento também conta com uma programação pedagógica a parte, que oferta uma série de cursos, oficinas musicais, masterclasses e encontros com compositores. No total, serão mais de 50 cursos, gratuitos, que capacitarão e qualificarão cerca de 700 músicos, entre alunos e profissionais.