Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Concertos no Theatro da Paz abrem o 28º Festival Internacional de Música

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/06/2015 18h34

A 28ª edição do Festival Internacional de Música do Pará será aberta neste domingo (7), com duas apresentações no Theatro da Paz. A primeira delas será o concerto da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, às 11h, que vai executar obras para banda e composições de grandes músicos internacionais, como o argentino Astor Piazolla, sob a regência e direção musical do maestro Amilcar Gomes. A entrada é franca.

O concerto terá como solista o saxofonista Hudson Nogueira, do conservatório de Tatuí, e a participação do americano Darrell Brown e do argentino David Antezana, como regentes convidados. A novidade do concerto este ano é a participação de alunos da habilitação em Regência de Banda do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).

A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes foi criada em 1998 com o objetivo de reforçar a qualificação profissional dos alunos de instrumentos de sopro e percussão dos níveis básico, técnico e bacharelado em Música, do antigo Conservatório Carlos Gomes. O conjunto participa do Festival Internacional de Música do Pará desde a 12ª edição e tem se apresentado sob a regência de maestros nacionais e internacionais, uma forma de ampliar o repertório com a pesquisa musical e um olhar especial para os compositores brasileiros.

Sem fugir à tradição, a abertura oficial, à noite, será com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro paraense Miguel Campos Neto, que desde 2011 está à frente da sinfônica, criada em 1996 e que atua com grandes solistas de renome. O concerto terá a participação do também paraense Wilthon Matos, que desde 2008 mora em Porto Alegre e atua como tubista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, e da violista russa Anna Firsanova, que tem uma estreita relação com a capital paraense.

A jovem de 25 anos estuda música desde os 4. Veio morar em Belém trazida pelo pai, o também violista Seguei Firsanova. Anna tem um carinho especial pela cidade que a acolheu. “Quando eu tinha 3 anos de idade meu pai foi convidado a trabalhar em Belém e nos trouxe com ele. Cresci como se fosse uma criança paraense. Estudei no Colégio Santa Rosa e no Conservatório Carlos Gomes. Sempre gostei muito de viver em Belém, mas para mim, mesmo sendo estrangeira, nunca foi uma cidade exótica, mas sim a cidade da minha infância”, conta.

A música levou Anna de volta a Europa. A musicista estudou no Conservatório de Tchaikovsky, em Moscou, e atualmente faz um curso de aperfeiçoamento nesse instrumento no Conservatório de Viena, na Áustria. Para Anna participar do festival promovido pela Fundação Carlos Gomes será uma volta a um passado cheio de boas lembranças.

“É uma grande emoção para mim poder rever os meus amigos, meus professores, e visitar os lugares que estão nas minhas lembranças, além do clima quente que eu adoro e do açaí que me fez falta durante todos esses anos”, diz. Na apresentação no Theatro da Paz, Anna vai tocar o concerto para viola e orquestra do compositor russo Bela Bartok. “É uma das melhores obras escritas para o meu instrumento. Será uma grande honra para mim”.

Serviço: Concertos de abertura do Festival Internacional de Música do Pará. Domingo (7), às 11h e 20h30, com a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, no Theatro da Paz. Entrada franca.

<