Operação do Imetropará fiscaliza veículos de grande porte que trafegam na Alça Viária
Nesta terça-feira, 16, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual, deu início a uma operação de fiscalização com o objetivo de verificar a situação dos cronotacógrafos - equipamento que registra a velocidade, tempo e distância percorrida durante o deslocamento de um veículo - instalados em caminhões, carretas e caçambas que trafegam pela Alça Viária. A finalidade desse monitoramento é saber se o certificado dos instrumentos estão em dia. A operação se estende até o dia 19.
Obrigatório em caminhões que transportam produtos perigosos, ônibus escolares, coletivos urbanos e veículos de carga que transportem acima de 4.563 quilogramas, o cronotacógrafo é considerado a "caixa-preta", pois registra dados importantes como a distância percorrida, pontos de parada, respeito aos limites de velocidade e tempo de direção sem paradas. Emitido pelo Imetropará, o certificado é válido por dois anos e precisa ser renovado a cada manutenção do equipamento.
Na avaliação do presidente do Imetropará, Jorge Rezende, a operação tem cunho preventivo e busca reduzir o índice de acidentes nas estradas. "O cronotacógrafo permite que a autoridade de trânsito, ao fazer a abordagem, consiga saber, por exemplo, por quanto tempo o motorista está dirigindo sem descanso ou se está respeitando os limites de velocidade da via", destaca.
Serviço: O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades em instrumentos de medição, produtos de certificação compulsória ou pré-medidos pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Imetropará pelo telefone 0800 280 1919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou enviar e-mail para ouvidoria.imetropara@imetropara.pa.gov.br.