Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA PÚBLICA

Pro Paz realiza Conferência da Juventude na região do Caeté

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/07/2015 11h28

Neste sábado, 11, o Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) realizou a Conferência Regional de Juventude no município de Bragança, com o objetivo de dialogar sobre políticas públicas para a juventude com as lideranças da região do Caeté. O evento, que ocorreu na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Bragança, teve como tema “Juventude Paraense Conectada por Direitos” e foi a segunda das treze conferências que irão acontecer em todas as regiões do Pará.

Incentivar o ingresso e a recolocação do jovem no mercado de trabalho, promover sua cidadania e garantir os direitos humanos, além de colocar a juventude para a participação e controle social na condição de protagonista do processo de construção da realidade. Estes são alguns objetivos pelos quais foram criadas as Conferências da Juventude, em 2008. A ideia é que, durante as Conferências Regionais, as diferentes regiões do Estado possam criar suas propostas, levando em consideração suas peculiaridades, para que, durante a Conferencia Estadual, estas propostas sejam agregadas ao Plano Estadual de Juventude, que será criado de forma coletiva e colaborativa por todos os jovens.

O evento foi dividido em duas partes. Pela manhã, foram realizadas as falas iniciais com autoridades e a entrega dos certificados dos alunos do projeto Biizu, da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), que durante cinco dias, realizou oficinas de rádio comunitária e audiovisual para jovens do município de Primavera. Como avaliação, os participantes deveriam cobrir a Conferência Regional a partir de um olhar jornalístico, produzindo materiais para rádio e internet.

Após a entrega dos certificados, os jovens foram separados em três GTs para discutir diferentes eixos de propostas para a região. O primeiro eixo, coordenado pelo gerente de Promoção de Direitos da Juventude da SEJUDH, Renato Vinicios, teve como tema ‘Juventude: democracia, participação e protagonismo juvenil’. O segundo eixo, orientado pelo coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, teve como pauta o Plano Estadual de Juventude. No terceiro eixo, foram discutidas as Articulações das Politicas Públicas de Juventude sob a coordenação do Professor da UFPA, Dário Rodrigues.

Para o prefeito de Bragança, João Nelson, esta mobilização da juventude, na região do Caeté, é de grande importância para a população. “Através desta mobilização, os jovens conseguem perceber a força que podem ter quando unidos. Esta é a proposta. Que essa juventude se fortaleça cada vez mais e lute por seus direitos, ajudando a construir as politicas do Estado. Fico feliz em ver a grande quantidade de jovens, da região do Caeté, que vieram contribuir com esta mobilização”, apontou.

O coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, destaca a importância da oportunidade do governo e da sociedade civil organizada poderem dialogar e construir propostas para beneficiar a juventude. “Desde 2011 através do Pro Paz e da SEJUDH, viemos construindo este diálogo constante. 30% da população do Estado é jovem, na faixa de 18 a 29 anos. É necessário que as politicas públicas, para eles, sejam implementadas dentro de um cenário de construção de política de Estado, de forma integrada, para beneficiar a juventude nas diversas áreas de educação, saúde, trabalho, emprego e renda nas mais variadas regiões do Estado, sempre respeitando a multiplicidade dos diferentes grupos de juventude que temos”, completou.

Pela tarde, ocorreu a eleição dos delegados da região. Para votar, o jovem precisava ser morador de um dos 15 municípios da região do Caeté: Augusto Correa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. Dos municípios, 51 delegados foram eleitos para representar a região na Conferência Estadual de Juventude.

“Eu acredito que a maioria da nossa juventude tem essa carência em ser ouvida. Eu saí de casa quando ainda tinha 15 anos, mas nunca procurei alternativas no mundo da criminalidade. Compareço nas conferências desde 2011 e vejo, nelas, a oportunidade para mudar a nossa realidade, a realidade dos jovens do Estado. Como jovem, parabenizo esta oportunidade do Pro Paz em ter a preocupação de ouvir a juventude do Pará. Estamos aqui porque acreditamos na mudança, acreditamos em um futuro melhor para toda a sociedade através destas discussões”, contou Elias Maia, 23 anos, morador do município de Primavera.

“A grande intenção é conectar as ideias dos jovens. E que, ao final, tenhamos uma conexão de todos os municípios, de todas as regiões, para lá na frente, na Conferência Estadual, implementarmos o Plano Estadual de Juventude. Esta é a maior conquista deste governo e do Estado do Pará para seus jovens, uma política construída de forma coletiva”, afirmou Renato Vinicios, gerente de Promoção de Direitos da Juventude da Sejudh.

A próxima conferência regional ocorrerá no município de Abaetetuba, no dia 17 de julho, no Centro de Artes de Esportes Unificados (CEU), localizado na Avenida Hildo Carvalho, s/n, bairro de São Sebastiao. Em seguida, serão realizadas as Conferências nos municípios de Altamira, Itaituba e Santarém. As datas nas regiões do Guamá, Carajás, Araguaia, Capim, Marajó e Região Metropolitana de Belém ainda estão sendo definidas.