Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOCUMENTOS

Ação de cidadania garante documentos e serviços em Belém e Mosqueiro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
01/08/2015 14h25

O Paraíso dos Pássaros, localizado no bairro de Val-de-Cans, na Região Metropolitana de Belém (RMB), recebeu ação do Pro Paz Cidadania neste sábado, 1º, com a emissão de documentos, serviços de saúde, cuidados estéticos e trabalho de prevenção sexual, com a participação da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). A ação, realizada de 8h as 14h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ruy Paranatinga Barata, é uma iniciativa da Fundação Pro Paz, em parceria com a SEJUDH e secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Polícia Civil; Defensoria Pública e Prefeitura Municipal de Belém (PMB). A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), também integrou a ação, disponibilizando médicos e técnicos em duas de suas Unidades Móveis de saúde.

Em Mosqueiro, os moradores e veranistas também receberam atendimento em cidadania, com a parceria do projeto “Verão com Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ/PA). Esta semana, o Pro Paz concluiu uma etapa da Caravana Cidadania na região Oeste, tendo realizado mais de dez mil atendimentos nas cidades de Altamira, Itaituba e Jacareacanga.

Natalina Dias, de 35 anos, que mora na rua da Eletronorte, próximo ao local da ação, apontou a facilidade de acesso aos documentos e consultas de saúde como as principais qualidades do trabalho realizado no bairro. “Aqui a gente não precisa agendar pra tirar nossos documentos. Já fiz minha identidade e agora vou fazer minha carteira de trabalho”, declarou a dona de casa, que veio acompanhada do seu filho Jonas Dias, de 15 anos, que também garantiu uma carteira de identidade.

Já Thaís Costa, 23, e a filha Rafaelle Cristine, de dois meses, se deslocaram do bairro CDP para garantir identidade. “Meu documento precisava ser regularizado, pois a foto caiu. Minha carteira de trabalho também está com problema, mas já peguei minha senha pra resolver o problema. Que bom que essa ação veio ao nosso bairro, pois facilita nossa vida”, contou a jovem.

A senhora Conceição Manarte, 42, também esteve na ação do Paraíso dos Pássaros para garantir as carteiras de trabalho dos filhos Jordan e Johnny, de 14 e 16 anos. “É muito importante termos essas ações, pois chega mais perto das nossas casas e evita que peguemos longas filas para garantir documentação. Além do quê, hoje é um dia importante, pois estou trazendo meus dois filhos para tirarem um documento que pra mim é um dos mais importantes da vida da gente, a carteira de trabalho. Eles já falam em estagiar, trabalhar, e a posse da carteira é fundamental para que consigam um espaço no mercado de trabalho”, detalhou Conceição. “Já quero muito trabalhar. E agora, com a carteira, fica mais fácil”, completou Johnny.

O coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Ramos, falou das ações da Fundação Pro Paz em todo o Pará. "Durante o mês de julho o Pro Paz, juntamente com os nossos parceiros, levou ações de cidadania a várias localidades do Pará, da RMB ao interior, realizamos milhares de serviços de cidadania e saúde. Estamos muito felizes, pois encerramos o primeiro semestre de 2015 com um salto muito positivo de pessoas atendidas. Somente no Oeste paraense, nossos técnicos garantiram mais de dez mil serviços, inclusive em atendimento a comunidades tradicionais, a exemplo de indígenas da etnia Munduruku, muito presente naquela região”, detalhou.

A Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS), da SEJUDH, que desenvolve um trabalho voltado à orientação e fomento de temas ligados à diversidade sexual no Pará, realizou trabalho de conscientização com a entrega de panfletos, folders e preservativos.

“A partir da ação de hoje, a GLOS tem uma proposta de integrar as ações da Fundação Pro Paz, pois entendemos que nossa gerência tem um papel fundamental de chegar até as pessoas que muitas vezes precisam de orientação. Estamos falando de saúde de uma forma geral porque entendemos que é preciso integrar a sociedade nos problemas de saúde a que todos os gêneros estão suscetíveis, inclusive a questão da violência. Hoje, entregamos folders do 181 para fortalecer as denúncias contra todas as formas de violência, como a homofobia, por exemplo. A partir de hoje, a GLOS está ao lado do Pro Paz em prol de uma cultura de paz”, esclareceu o gerente do GLOS, João Santos.