Pro Paz leva ações de cidadania para 35 mil pessoas em todo Estado
Levar ações de cidadania, como emissão de documentos e serviços de saúde, a paraenses de todas as regiões do Pará. Esta é uma das missões do projeto Pro Paz Cidadania, da Fundação Pro Paz, que articula as Caravanas Cidadania em parceria com entidades estaduais - como as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado, prefeituras e Tribunal de Justiça do Estado. Integrado a estes parceiros, o Pro Paz Cidadania já ofertou, gratuitamente, mais de 35 mil atendimentos em cinco localidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e mais oito municípios do interior.
De 7 de março a 30 de julho, a Caravana Cidadania do Pro Paz promoveu ações nos municípios de Belém, Ananindeua, Benevides e distritos de Icoaraci, Mosqueiro e vila de Outeiro, todos na RMB. Já no interior do Pará, o Pro Paz e seus parceiros foram às cidades de Baião, Bujaru, Salinópolis, São João de Pirabas, Tracuateua, Itaituba, Altamira e Jacareacanga, que receberam serviços como emissão de primeira e segunda via de Registro Geral (identidade), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certidão de Nascimento, fotografias 3x4, além de atendimento jurídico.
Em março, as caravanas garantiram 1.626 atendimentos; em abril 1.805; em maio 5.637; em junho 5.093 e no mês de julho, a marca recorde de 21.181, totalizando 35.342 serviços ofertados. O ranking dos atendimentos mostra que a Grande Belém liderou as demandas, com 10.666 serviços ofertados, seguida por Jacareacanga, no oeste paraense, com 10.053; Altamira, com 4.607; Itaituba, com 2.592; Bujaru, com 1.696; São João de Pirabas, com 1.609; Tracuateua, com 1.423; Ananindeua, com 1.140; Salinópolis, com 911; Baião, com 480 e Benevides, com 165.
Quanto ao número de documentos emitidos, o Registro Geral (identidade) foi o mais procurado nesse período, com 11.725 unidades expedidas. Em segundo lugar vieram as fotos 3x4 para documentos, que somaram 10.791, seguidas pelas Carteiras de Trabalho (7.230), Certidões de Nascimento (3.413) e assessorias jurídicas (2.183).
Carlos André, 18 anos, que mora no Distrito de Outeiro, foi um dos paraenses beneficiados pelo Pro Paz Cidadania no primeiro semestre deste ano. Ele recebeu atendimento em uma ação realizada no mês de março, na “Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, da Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro. O estudante contou que levantou cedo para garantir sua primeira carteira de trabalho e disse que a inciativa do Pro Paz Cidadania facilitou e muito a sua vida. “Era o único documento que faltava pra eu poder correr atrás do primeiro emprego. Não vejo a hora de ter minha primeira experiência profissional e poder ajudar minha família. Fui atendido sem burocracia e com rapidez”, detalhou.
No mês de maio, centenas de pessoas foram atendidas em ação cidadania alusiva ao Dia do Trabalhador, realizada na Aldeia Amazônica, bairro da Pedreira, em Belém. A aposentada Raimunda Miranda, 92 anos, aproveitou a proximidade com o bairro onde mora, na Sacramenta, para renovar sua identidade. "A minha era muito antiga, aí pedi pra minha filha me trazer aqui pra que eu pudesse tirar outra. Pegamos uma senha bem cedo e fomos logo atendidas. Só tenho a agradecer ao governo por essa oportunidade, pois não somos ninguém sem documento", agradeceu.
“Com a minha Carteira de Trabalho e minha certidão de nascimento vou poder garantir meus direitos e ajudar minha família. Se não fosse essa ação do governo seria mais difícil ter esses benefícios. E saber que ela vem até a nossa vila é melhor ainda, pois a gente evita uma longa viagem até a cidade”, contou Edivam Akay Munduruku, que recebeu atendimento na ação de Jacareacanga, realizada de 28 a 30 de julho. O jovem de 17 anos mora na Vila São Luiz do Tapajós, em Itaituba, e adquiriu, pela primeira vez, Carteira de Trabalho e certidão de nascimento na passagem da ação pelo município.
O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, falou dos números da Caravana Cidadania e garantiu que a entidade não tem medido esforços para atender este tipo de demanda em todo o território paraense. “A missão de levar serviços de cidadania a todo o Pará é uma determinação do governador Simão Jatene, e o Pro Paz, juntamente com seus parceiros, tem um exército de servidores dedicados que cumprem bravamente a missão que nos foi delegada – a de servir ao público. Nossos números mostram o quão importante é a emissão de documentos, pois é um direito básico do cidadão. Somente em Jacareacanga, mais de 10 mil serviços chegaram aos moradores da cidade e de comunidades tradicionais, como os indígenas da etnia Munduruku. Os dados mostram que o Estado tem cumprido seu papel de promover a cultura de paz em todas as regiões e isso nos deixa muito felizes”, declarou.
Novas ações
Nos dias 1 e 2 de agosto, a Caravana Cidadania já atendeu moradores do bairro de Val-de-Cans, em parceria com a Prefeitura de Belém, e do distrito de Mosqueiro, integrada ao projeto “Verão com Justiça e Cidadania”, do Tribunal de Justiça do Estado. A agenda para agosto já foi definida e deve contemplar os bairros do Tenoné e Terra Firme (8/08); Cabanagem e distrito de Icoaraci, com ação no Paracuri (15/08), Marco e novamente Icoaraci (22/08) e Cremação, fechando as ações de agosto no dia 29.