TV Cultura transmite ao vivo o XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz
Um dos mais importantes eventos do calendário cultural paraense, o Festival de Ópera do Theatro da Paz terá cobertura completa da Cultura Rede de Comunicação. A TV Cultura transmite ao vivo os concertos de abertura e encerramento da festival e exibe também as duas óperas da programação, nos meses de agosto e setembro. O XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz é promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).
A programação será aberta na próxima sexta-feira (7), às 20h, com concerto que reúne a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, pela primeira vez sob a regência do maestro, produtor e diretor Mauro Wrona, e as solistas Eliane Coelho e Denise de Freitas. No repertório, árias e duetos célebres de Bellini, Verdi, Ponchielli e Donizetti, entre outros. A transmissão ao vivo terá apresentação da jornalista Mari Tupiassu.
No dia 20, às 20h, será exibida a ópera “A Ceia dos Cardeais”, de Iberê de Lemos, apresentada nos dias 18, 19 e 20, no mesmo horário, na Igreja de Santo Alexandre (Museu de Arte Sacra do Pará). Com direção cênica de Mauro Wrona, o concerto traz a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência do maestro Carlos Moreno, e os solistas Paulo Mandarino, Inácio de Nonno e Carlos Eduardo Marcos.
Baseada em peça homônima de Júlio Dantas, “A Ceia dos Cardeais” foi composta entre os anos de 1925 e 1942, pelo compositor paraense Iberê de Lemos, após uma temporada de estudos na Inglaterra. No enredo, os três solistas - tenor, barítono e baixo - representam velhos cardeais reunidos em uma ceia no Vaticano, quando resolvem confidenciar seus amores juvenis, antes de se decidirem pela carreira eclesiástica. É considerada pelos musicólogos Vicente Salles e Mauro Chantal como a obra-prima de Iberê de Lemos.
A TV Cultura também exibirá a ópera “Os Pescadores de Pérolas”, o grande destaque do festival. A obra da juventude do mestre francês Georges Bizet será apresentada nos dias 09, 11, 13 e 15 de setembro, às 20h, sob a direção cênica do cineasta Fernando Meirelles. O espetáculo será regido pelo maestro Miguel Campos Neto, tendo como solistas Fernando Portari, Camila Titinger, Leonardo Neiva e Andrey Mira, atuando ao lado do coro lírico do festival.
O concerto de encerramento será realizado no dia 19 de setembro, às 20h, reunindo a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, sob a regência de Miguel Campos Neto, os solistas Fernando Portari, Camila Titinger, Leonardo Neiva e outros, e o coro lírico do evento, também com transmissão ao vivo pela TV Cultura do Pará. Quem estiver fora do Estado pode acompanhar a programação pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br).