Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRIA

Livro contará a história e o apogeu do comércio lojista de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/08/2015 19h32

O vice-governador do Estado, Zequinha Marinho, participou na manhã desta quinta-feira, 13, no Hotel Princesa Louçã, do lançamento da edição histórica “Personagens do Comércio”, que fará parte  das comemorações dos 400 anos de Belém. O livro, que está sendo escrito pelo jornalista Pedro Medina, é resultado de uma pesquisa que irá retratar a história da atividade comercial e a trajetória dos grandes nomes do comércio paraense desde a produção artesanal das pequenas fábricas, os empórios, farmácias, vendas de secos e molhados até a sedução das fachadas e vitrines  das lojas de época, que se constituíram em um marco histórico da cidade.

Para Joy Colares, vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém e secretário adjunto de Turismo, a obra irá mostrar os 100 anos do setor que, desde o final do século XX e durante todo o século XXI, se consolidou como uma das mais importantes atividades, gerando emprego, renda e desenvolvimento. “Belém é a Paris na América. É o mundo chegando nas novidades de consumo, em uma grande variedade de produtos e nas utilidades da vida moderna. Em décadas marcadas por iniciativas dos imigrantes, de jovens paraenses empreendedores e por famílias inteiras que se dedicaram ao comércio, se fez uma história que vamos reviver em 2016”, destacou.

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, anunciou que parte das medalhas que serão concedidas nos 400 anos da cidade serão destinadas ao setor lojista. “É mais do que justo que prestemos um tributo de gratidão àqueles que tanto contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade, com geração de emprego e alavancando a economia local”, enfatizou.

Zequinha Marinho lembrou a luta, os sacrifícios e dificuldades dos comerciantes. “Aqueles que se agigantaram no caminho, servindo de fôlego para seguir adiante, merecem nosso respeito e reconhecimento. Numa economia de altos e baixos no nosso país, ser empresário é um grande desafio e essa categoria merece todo respeito por continuar gerando os empregos e os impostos que o governo precisa para que apliquemos cada centavo com responsabilidade em benefício da população”, ressaltou.

Dentre as personalidades do segmento empresarial e lojista que se fizeram presentes ao evento estavam o presidente da Associação Comercial do Pará, Fábio Lúcio Costa; o presidente da Federação do Comércio do Pará, Sebastião Campos; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belém, Álvaro Cordoval; o presidente do Sindilojas, Jorge Colares; além dos empresários Afonso Monteiro, Neuza e Hiroshi Yamada, Domênico Falesi e Oscar Rodrigues.