Bracelete inspirado nos vitrais da Basílica de Nazaré vence concurso de jóias
˜O bracelete "Passagens" foi a peça escolhida entre 29 projetos de 14 designers e criadores inscritos no concurso que selecionou a joia modelo para estampar o convite da 12ª edição da exposição “Joias de Nazaré”. A mostra acontecerá no mês de outubro, no São José Liberto. “Sempre quis retratar em braceletes e colares os vitrais (da Basílica de Nazaré) para traduzir a fé do paraense em uma nova leitura e, esse ano, materializei essa vontade nesse bracelete”, revela o designer Felipe Braun, aurtor do ornamento.
A joia “Arcos de Nazaré”, projeto criado pelo designer Fares Farage conquistou o segundo lugar no certame, e a joia “Caminhos de Luz”, concebida pelo designer Erivaldo Júnior, ficou em terceiro lugar.
Voltado para participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, o resultado do concurso foi anunciado na última quinta-feira, 13, em uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - que gerencia o Programa e o Espaço São José Liberto, mantidos pelo Governo do Estado - em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
As cores e a delicadeza dos desenhos pensados por Felipe Braun para a peça vencedora são reveladas sobre o metal nobre que vai compor a joia, a prata. Pensando em sofisticação, a superfície da joia vai se destacar nuances coloridas oriundas de um processo artesanal inovador de ourivesaria, denominado “incrustação paraense” e desenvolvido no âmbito do Programa Polo Joalheiro do Pará.
A joia é uma das duas de autoria de Felipe Braun, selecionadas no concurso. Felipe também comemora o sucesso de vendas das suas criações, lembrando que, de 18 pranchas, produziu um total de 39 projetos (peças), sendo que já vendeu metade deles. Além de comercializar seus projetos, alguns designers produzem suas próprias joias, o que significa que os projetos que não foram vendidos também poderão ser produzidos por eles, já que foram aprovados pela curadoria da mostra.
Workshop – Para chegar ao formato final da exposição, os projetos são concebidos a partir do Workshop de Geração de Produtos “Joias de Nazaré 2015”, que teve consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Durante o curso, realizado em julho passado, foi definido o tema da exposição em 2015: “Maria traz a luz do mundo”, que já inspirou a criação de 178 projetos de joias para a Coleção Círio 2015.
A comissão julgadora do certame foi formada por Rosângela Gouvêa; Anna Cristina Resque, diretora do Museu de Gemas do Pará; Emanuel Franco, artista plástico paraense, curador e jurado de salões de arte realizados em Belém e no Brasil; Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Igama.