Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Conferência regional de juventude é realizada na região do Araguaia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/08/2015 17h55

O governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou, no último sábado, 22, no município de Ourilândia do Norte, na região do Araguaia, a Conferencia Regional de Juventude da região do Araguaia. O encontro ocorreu no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte.

O objetivo é criar, durante as conferências regionais, propostas para formar o Plano Estadual da Juventude, que será formatado durante a Conferencia Estadual, programada para acontecer em Belém.

A proposta do projeto é construir um diálogo, utilizando ferramentas do universo digital como a conectividade a favor da luta pela igualdade, troca de experiências e integração, de forma que se fortaleça a garantia dos direitos e a conquista de novos espaços pelos jovens, ao mesmo tempo em que o coloca como protagonista no processo de construção da realidade.

Esta é a proposta que ter norteado as conferencias da juventude desde 2008. O encontro na região do Araguaia envolve, além da cidade de Ourilândia do Norte, os municípios de Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D' Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara. Esta foi a nona das treze conferencias que acontecerão em todo o Estado.

Para o coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, a escolha de Ourilândia do Norte para sediar a conferência é uma demonstração do processo de interiorização das discussões das políticas públicas para a juventude no Estado “Sem dúvidas são muitos os desafios existentes para implementarmos uma política de estado para a juventude em nosso Pará. No entanto, na condição de gestor público, entendo que se cada um der sua contribuição, iremos sim conseguir este objetivo”, afirmou.

Os jovens discutiram os debates em Grupos de Trabalho. Os eixos, que seguem o padrão temático da Conferência Estadual de Juventude, são divididos em: Juventude: Democracia, Participação e Protagonismo Juvenil; Plano Estadual de Juventude e Articulações das Politicas Públicas de Juventude. Ao final, ocorreu a eleição dos delegados da região. Para votar, o jovem precisava ser morador de um dos municípios que integram a região do Araguaia.

“É muito bom saber que o Governo do Estado está aqui para nos escutar. Quero contribuir com o meu município e a minha região propondo projetos que possam ser executados pelo governo. Este é um evento muito importante para a nossa juventude”, afirmou  a participante Thaiana de Sousa, 20 anos.

A próxima conferencia regional ocorrerá no município de Paragominas, no dia 28 de agosto. Em seguida, serão realizadas as Conferências nos municípios de Salvaterra e Breves. As datas das conferências na região do Marajó e Região Metropolitana de Belém ainda serão definidas.