Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Imetropará alerta para cuidados com regulador de gás

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/08/2015 10h59

O gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, é um item indispensável em qualquer cozinha. Mas como todo combustível, requer alguns cuidados de manuseio que devem começar já na hora da instalação. Da escolha do produto, que deve ser certificado por órgão regulador, à manutenção de todos os componentes da rede de condução de gás, a prioridade deve ser sempre a segurança.

E um dos principais itens que asseguram essa condição é o regulador de gás, ou click, como é chamado pelas donas de casa. A peça conecta a mangueira ao botijão e permite abrir e fechar a passagem do gás de cozinha. Por isso mesmo, exige atenção redobrada na hora da instalação. "É fundamental entender a importância dessa peça na segurança dos consumidores durante o manuseio de um botijão, para evitar acidentes de consumo", ressalta o presidente do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), Jorge Rezende.

O GLP é colocado sob alta pressão no botijão e, nessas condições, parte dele assume estado líquido, o que reduz o volume do recipiente. Toda vez que os queimadores do fogão são acesos, o gás é liberado e uma parte do líquido volta ao estado gasoso, ocupando o espaço liberado dentro do botijão. Outra função do regulador é reduzir a pressão da chama, permitindo que ela seja constante e uniforme.

Para garantir que o regulador atenda a requisitos mínimos de segurança estabelecidos em regulamento, ele foi certificado, compulsoriamente, no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, cujo órgão executivo é o Inmetro, assim como o botijão de GLP e a mangueira.

No entanto, apenas saber que o produto é certificado não basta. O consumidor precisa adotar outros cuidados para evitar acidentes. Nesse sentido, aqui vão algumas dicas do Imetropará:

· Verifique a validade do seu regulador; todos têm vida útil de cinco anos;
· Não compre reguladores clandestinos, do tipo vendido de porta em porta;
· Ao trocar o botijão, verifique também as condições da mangueira e do regulador de pressão;
· Jamais utilize ferramentas para apertar a borboleta, pois o excesso de força pode danificá-la. Use apenas as mãos.
· Para verificar se há vazamento, faça o teste da espuma de sabão: coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de que há vazamento;
· Feche o registro toda vez que o fogão não estiver sendo utilizado;
· Todo botijão tem um anel de vedação, localizado na sua válvula; ao acoplar o regulador no botijão esse anel deve estar em perfeitas condições, para evitar vazamentos.