Palestra destaca desenvolvimento e consolidação do Instituto Carlos Gomes
“A Música em Belém no Período Inaugural do Conservatório Carlos Gomes” é o tema da palestra que será ministrada pelo cantor lírico paraense João Augusto Ó de Almeida, nesta quarta-feira, 26, às 18 horas, na sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), em Belém. O evento faz parte da programação paralela do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é organizado pelo governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A entrada é gratuita.
A palestra faz um balanço sobre o passado musical da capital paraense no período que antecede à criação do Conservatório. “Nosso passado musical é muito rico e a ideia da palestra é contribuir para uma reflexão sobre esse período, além dos fatores que convergiram e favoreceram a criação do Instituto Carlos Gomes. Nada melhor do que falar sobre esse assunto no ano em que o Conservatório completa 120 anos”, declarou João Augusto.
Segundo Ó de Almeida, a intenção é divulgar ainda mais a história musical do Pará e a importância do IECG. “Existe o trabalho monumental do musicólogo paraense Vicente Sales, mas é basicamente um trabalho solitário, pois não é muito difundido. O passado musical de Belém é muito rico, mas precisa ser divulgado, por isso vou levar um pouquinho da pesquisa que fiz para o doutorado e compartilhar com o público presente na palestra. A intenção é contribuir para uma reflexão sobre o passado musical de Belém”, completou o palestrante.
Desde a abertura, no último dia 7, o Festival de Ópera já ofertou uma vasta programação que incluiu, além de palestras, masterclass de canto (curso intensivo de aperfeiçoamento), tudo com entrada franca.
Palestrante - João Augusto O de Almeida é jornalista e cantor lírico. Iniciou seus estudos de música em Belém, no Instituto Carlos Gomes. Atuou em óperas, oratórios e como recitalista, tendo gravado em oito diferentes CDs dedicados à música paraense. Graduou-se em canto no Rio de Janeiro, onde estudou no Instituto Villa-Lobos (UNIRIO) e no Conservatório Brasileiro de Música. Como bolsista da Fundação Rotary, realizou curso de aperfeiçoamento no Center for Opera Performance, em Portland (EUA), e é mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também foi diretor do Departamento de Música da Secult entre os anos de 2011 e 2014.
Instituto - O Instituto Carlos Gomes é a terceira mais antiga instituição de ensino musical do País e chega ao seu 120º aniversário, em 2015, com diversos projetos e ações em curso na capital, além de atividades de extensão em outras 70 cidades no Pará. O trabalho desenvolvido no IECG confunde-se com a história musical do Estado em diversos aspectos. Lá estudaram alguns dos mais importantes artistas paraenses, sendo que muitos deles constituíram carreira internacional.
Serviço: Palestra “A Música em Belém no Período Inaugural do Conservatório Carlos Gomes”, com Augusto Ó de Almeida. Nesta quarta-feira, 26, às 18 horas, na sala Ettore Bosio do Instituto Carlos Gomes (avenida Gentil Bittencourt). Entrada franca.