Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MÚSICA

Concerto no São José Liberto encerra Festival Música das Américas nesta sexta

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/08/2015 17h39

O III Festival Música das Américas termina nesta sexta-feira (28) com três concertos no Coliseu das Artes, no Espaço Cultural São José Liberto, em Belém. A programação é gratuita e começa às 17h30, com a apresentação da Banda Municipal de Tailândia, que se apresenta pela segunda vez no festival, em Belém. A Banda de Tailândia terá, além de mestre Tom na batuta, a participação do capitão Aurimar Donato, regente do Corpo de Bombeiros do Rio de janeiro.

A programação se estende pela noite com outros dois concertos. Às 19h30, o público poderá assistir à apresentação da banda sinfônica Antônio Malato, de Ponta de Pedras, no Marajó, que receberá o paulista Marcos Sadao, um dos mais renomados maestros do país, que atua como regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Às 20h30, fechando a programação, haverá o concerto da Banda Sinfônica Jovem do Pará, formada por músicos de vários municípios do Estado, que durante a semana do festival ensaiaram com a maestrina Mônica Giardini, regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e que também é a diretora musical do festival.

A Banda Sinfônica Jovem do Pará foi criada em 2012 por iniciativa da Fundação Carlos Gomes e reúne músicos de várias cidades do Pará. Tem por objetivo ser uma banda sinfônica modelo para o desenvolvimento artístico de seus integrantes, que procuram multiplicar o conhecimento adquirido nas bandas de origem, bem como atuar na educação musical de instrumentistas e regentes em todo o Estado.

Trajetórias – A maestrina Mônica Giardini é doutora e mestre pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Estudou regência orquestral e de banda. É regente titular da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, da qual foi assistente e atua como professora e conferencista. Há três anos Mônica Giardini participa como regente do Festival Música das Américas, projeto que ajudou a idealizar e contribui para a formação musical de instrumentistas paraenses oriundos de bandas de música do interior do Estado.

Marcos Sadao é bacharel em trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP. É diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Banda Sinfônica de Cubatão. Atua como professor de Música de Câmara na Emesp Tom Jobim e é diretor do Programa Banda Escola de Cubatão (BEC).

O “Música das Américas” é um festival voltado para as bandas sinfônicas. O evento reúne mais de 300 instrumentistas de bandas de música do interior do Estado, seis regentes e nove músicos convidados. As apresentações artísticas, os cursos, oficinas musicais e masterclass ocorrem nas salas de aula e no auditório do Instituto Estadual Carlos Gomes e também no Teatro Margarida Schivasappa e no Espaço São José Liberto.

A terceira edição do evento traz ao Pará músicos de renome nacional e internacional para atuar junto aos integrantes das bandas sinfônicas locais, proporcionando a troca de conhecimentos e o amadurecimento musical dos instrumentistas paraenses.

As bandas paraenses que participam do festival este ano são: Maestro Vale, de Vigia; Rodrigues dos Santos, de São Caetano de Odivelas; Antonio Malato, de Ponta de Pedras; Banda Municipal de Tailândia e a Banda Municipal de Anajás. A programação comporta dez concertos, cerca de 20 masterclass, oficinas musicais e cursos de regência e arranjo para banda sinfônica. Toda a programação tem entrada franca.

O III Música das Américas é promovido pelo governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes e com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), Escola de Música da UFPA (Emufpa), Espaço São José Liberto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Serviço: o concerto de encerramento do III Música das Américas é nesta sexta-feira (28), a partir de 17h, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas). Entrada franca.