Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

TV Cultura integra campanha contra o escalpelamento com exibição de vídeos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/08/2015 18h04

A TV Cultura do Pará é parceira da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Escalpelamento. A partir da próxima segunda-feira (31), começam a ser exibidos vídeos educativos com o objetivo de alertar a população para este grave problema de saúde pública, assim como fortalecer a rede de prevenção e assistência aos acidentes com escalpelamento.

Foram produzidos cinco vídeos sobre o tema, mostrando depoimentos das vítimas e familiares. Com produção executiva de Karine Pedrosa e edição de Nassif Jordy, o material será exibido durante os intervalos da programação. A parceria com a Sespa reafirma o papel da TV Cultura como emissora educativa e atuante em campanhas de promoção de saúde, educação e cidadania, a exemplo de campanhas de combate ao trabalho infantil e à homofobia, realizadas recentemente. 

Até sexta-feira (28) ocorre a I Semana Estadual de Prevenção e Combate aos Acidentes de Motor com Escalpelamento na Mobilidade Ribeirinha, com diversas ações nas quatro regiões do Estado. A programação inclui panfletagens na Feira do Açaí, Porto do Açaí e Porto da Palha. Com o tema “Erradicar o escalpelamento: um compromisso de todos”, a campanha se estende às comunidades ribeirinhas da Ilha do Combu, Ilha do Maracujá (Acará), Abaetetuba, Muaná, Portel, Oriximiná e Igarapé-Miri.

Segundo a Sespa, entre os 144 municípios paraenses, 21 localidades têm maior incidência de escalpelamento. Em 2014, foram registrados onze casos; já são oito somente em 2015. Ainda segundo a Sespa, os acidentes ocorrem em pequenas embarcações usadas pela população ribeirinha, daí a importância de alcançar mestres carpinteiros, barqueiros e, principalmente, pessoas que utilizam esse meio de transporte. A campanha inclui ainda instrução do uso de curativos industrializados no atendimento de urgência e emergência das vítimas.

Nesta sexta-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Escalpelamento, haverá uma grande programação, no Centro de Inclusão Integrado de Cidadania, que fica na Avenida Almirante Barroso, em frente ao Hospital Adventista de Belém, com exposição de pesquisas acadêmicas, exibição dos vídeos produzidos pela TV Cultura e outras atividades.