Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Caravana Pro Paz Enem realiza aulão em Breves e Abaetetuba

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/08/2015 17h31

Os municípios de Breves e Abaetetuba foram atendidos simultaneamente neste sábado (29), em dois turnos - de 8h as 12h e de 13h as 17h - com as aulas da Caravana Pro Paz Enem, garantida pelo governo do Pará por meio da Fundação Pro Paz e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Cerca de mil alunos das duas localidades participaram de aulas e receberam, gratuitamente, o fascículo número um das áreas do conhecimento que compõem a prova.

Em Breves, Arquipélago do Marajó, a aula aconteceu no auditório do Centro Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Cedep) e atendeu um público de aproximadamente 400 alunos. Já em Abaetetuba, a aula ocorreu no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier, também localizada na região central e contou com um público de quase 600 alunos.

Os alunos do ensino médio dos dois municípios tiveram a oportunidade de assistir aulas de Língua Portuguesa, Redação, Biologia, Literatura, História, Física, Química e Geografia. A adolescente Ingrid Ferreira, 16, estudante da rede pública de Abaetetuba, falou da sua primeira experiência com o Pro Paz Enem. "Eu gostei muito, pois os professores utilizam dinâmicas muito inovadoras e de fácil entendimento. O material é de fácil leitura e ainda vem com exercícios, o que valoriza ainda mais o projeto",  destacou.

"Esta é uma oportunidade muito grande para nós, que vamos fazer o Enem. A forma como a aula é dada, de maneira interativa, além destas instruções sobre como realizar a prova que os professores nos passaram aqui, com certeza vão nos ajudar a realizar a prova em outubro", contou Tiago Chaves, 20, que participou do 'aulão' em Breves.

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, visitou a programação em Abaetetuba e lembrou que o Pro Paz Enem é uma reivindicação da juventude. "Este projeto começou a ser planejado ainda em 2014 pelo governo do Pará em diálogo direto com as nossas lideranças de juventude e professores. Estas são as primeiras aulas fora da Região Metropolitana de Belém, alcançando o Baixo Tocantins e o Marajó, mas nos próximos anos pretendemos alcançar outras regiões atendendo ainda mais alunos", detalhou.

Para o representante da Seduc, Jaime Ramos, coordenador de Ensino Médio, os esforços da Fundação Pro Paz e Seduc resultam em ganhos reais aos alunos. "É uma oportunidade fantástica que estes alunos ganham com o Pro Paz Enem, pois eles têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e ampliar as possibilidades de ingressar na universidade", explicou Jaime Ramos.

A coordenadora do Pro Paz Escola, Mônica Altman, que participou das aulas em Breves, destacou as oportunidades que surgem a partir do Pro Paz Enem. "O Marajó é uma região geograficamente distante, então é importante trazer estas oportunidades aos nossos alunos. É uma realização chegar aqui e receber estudantes dispostos a aprender e sonhar com o ingresso num curso universitário", disse.

A aula inaugural do Pro Paz Enem ocorreu no dia 22 de agosto, no auditório da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), e recebeu 2 mil alunos de escolas públicas e privadas, que adquiriram material específico do Pro Paz Enem (Guia do Aluno, Guia do Professor e Guia de Fascículo nº 01). A próxima aula em Belém deve atender um público de 2 mil pessoas e está prevista para o próximo dia 5 de setembro, ainda sem local e horário definido.

Os professores também cumprirão plantões para tirar dúvidas nas localidades já visitadas pelas Caravanas, a exemplo de Breves, Benevides e Abaetetuba. Todo o material entregue aos alunos durante as aulas pode ser acessado no site da Fundação Pro Paz (www.propaz.pa.gov.br). Basta ir na aba 'Arquivos'  e fazer o download.

Pro Paz Enem Digital

Para levar as aulas a outros municípios do Estado, o projeto contará, ainda, com um programa semanal na TV Cultura, com transmissão Ao Vivo, às quartas, quintas e sextas, de 7h as 8h30, já com início para o próxima quarta-feira, 2, com plateia formada por alunos de escolas públicas do Estado. Após sua exibição, os episódios serão reprisados aos sábados, de 7h30 as 12h e ainda serão disponibilizados nas redes sociais do Governo do Pará. 

Acompanhe o Pro Paz Enem nas redes sociais: 

Facebook: https://www.facebook.com/propazenem 
Youtube: https://www.youtube.com/propazenem 
Twitter: twitter.com/propazenem