Livro Solidário e Basa doam livros para biblioteca do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
Pacientes e residentes do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna receberam, na manhã da última quarta-feira, 2, doações de livros que foram entregues pelo Banco da Amazônia (Basa) por meio do projeto Livro Solidário, coordenado pela Imprensa Oficial do Estado. O acervo composto por cerca de cem livros da área infanto-juvenil é resultado da Gincana da Sustentabilidade realizada pelo Basa entre os funcionários, com a finalidade de angariar livros para atender a vários públicos.
Este ano, a Gincana contou com a parceria do projeto Livro Solidário que, entre outras ações, desenvolve atividades de leitura voltadas para o público que trabalha ou está internado em hospitais. “A Gincana da Sustentabilidade agregou algumas ações inovadoras voltadas para o social, além de outras específicas, como a entrega de livros”, informou Márcia Methie, gerente do Basa.
O objetivo com a doação, segundo ela, é dar suporte aos pacientes e seus familiares com atividades voltadas para a leitura. “Entendemos que isso é importante principalmente para as crianças que estão hospitalizadas, pois permite que elas esqueçam um pouco a doença enquanto 'viajam' pelo universo da leitura”, completou.
As equipes do Basa e da Imprensa Oficial foram recepcionadas pela bibliotecária do hospital, Irene Costa, que comemorou as doações. “A biblioteca é muito visitada pelos funcionários, residentes do hospital e também pelos doentes. Tenho certeza de que eles farão um boa utilização desses livros, porque os que tínhamos aqui já estavam um tanto defasados. Agora temos novidade na biblioteca”, comemorou Irene.
A dona de casa Leilane Rodrigues, mãe do pequeno Eduardo, que está internado no hospital, contou que é na biblioteca onde ela consegue espairecer e ter um pouco de traquilidade. “Eu venho aqui quando meu filho está dormindo. É uma forma de lazer, de esquecer os problemas. A leitura me proporciona isso”, comentou, parabenizando a iniciativa do projeto Livro Solidário e do Basa. "Por meio da leitura podemos levar alegria e esperança para as crianças que estão hospitalizadas. Esse é o objetivo do projeto e essa parceria com o Basa só vem enriquecer nosso trabalho”, relatou Ângela Rodrigues, técnica do Livro Solidário.