Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Hospital Geral de Tailândia faz campanha para prevenir acidentes de moto

Por Redação - Agência PA (SECOM)
07/09/2015 15h40

Com o significativo número de vítimas de acidentes de motocicletas atendidas pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste paraense, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Núcleo de Educação Permanente desenvolvem ações educativas para os mais de 200 funcionários, além de usuários e acompanhantes, ressaltando a importância do  uso do capacete e respeito à legislação, tendo em vista os 2.250 atendimentos de acidentados por motos entre 2014 e agosto deste ano.

Para o presidente da Cipa, Wanderson Marcelo Barbosa, a conduta prudente no trânsito é fundamental para reduzir esses números, que ele define como alarmantes. “A educação é determinante para mudar essa realidade, que só aumenta as estatísticas hospitalares”, diz.

“Educar para o trânsito é preservar a vida, por isso estamos empenhados na campanha. Queremos mostrar a todos que o comportamento responsável e o cumprimento das leis de trânsito são fundamentais para a diminuição de acidentes”, afirma o presidente da Cipa, observando que cada vez os atendimentos de emergência dos hospitais vêm sendo dominados pelas vítimas de acidentes de moto.

A campanha, que começou no dia 24 de julho, vai até o dia 10 deste mês, em parceria com o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), que discutiu e organizou equipes para abordar o assunto durante o Dialogo Semanal de Segurança, para envolver funcionários e o maior número possível de usuários e acompanhantes. “Não podemos deixar a comunidade desse trabalho educativo para, juntos, mudarmos essa realidade que afeta milhares de pessoas, familiares e amigos”, comenta Wanderson Barbosa, revelando que a maioria dos funcionários usa motocicleta como único meio de transporte.

Segundo a técnica de Segurança do Trabalho Cleuda Lice Martins Torres, o Dialogo Semanal de Segurança é umas das ferramentas mais usadas na jornada de trabalho. Normalmente dura entre cinco a 15 minutos, uma vez por semana, para a discussão e instruções básicas de assuntos ligados à segurança no trabalho que devem ser usadas e praticadas por todos.

Para a pedagoga Ana Elisabett, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente, esses breves encontros estimulam a prática e uso de valores como respeito, solidariedade, gentileza e educação, nesse caso, para um trânsito menos violento. “Durante nossas atividades procuramos orientar cada participante para fazer uma reflexão sobre a conduta no trânsito”, explica.

A campanha será encerrada com palestra ministrada pelo técnico de trânsito Jean Rodrigues, do Departamento Municipal de Trânsito, com a participação de representante do 6º Comando Regional de Policia Militar (CRPM). Durante o evento haverá sorteios de capacetes. Em dois anos, o HGT somou 138.757 atendimentos de urgência e emergência. O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752-3121.